Um professor falava com autoridade no meio da classe: “Eu sou humilde, muito humilde! Sim, sou mais humilde do que qualquer um de vocês... Ouviram? Ninguém aqui é mais humilde do que eu... Verdade ou mentira?” Os alunos perguntaram: “O que é ser humilde professor?”
- Humildade é nunca procurar ser mais do que alguém, tão pouco, ser acima do que você é; reconhecer sempre que você não tem e nunca é o suficiente para ser superior a alguém. Por isso nunca queiram subestimar e menosprezar o seu próximo. Até quando eu disse que sou mais humilde que vocês, eu me exaltei... Logo eu não discursei a verdade, pois a humildade se revela, sem exibicionismo. Lembrem-se das primeiras palavras que o Rei dos reis disse em seu primeiro sermão na montanha: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mateus 5: 3)
Por que procurar ser maior do que os humildes e demostrar superioridade, quando na verdade a altivez é sempre rejeitada pelos que nos cercam?
Que comportamento mais saudável pode ser para os que estão diante de nós, que se não a simplicidade e a generosidade?
Não posso sair por aí procurando palcos, arenas, campos de batalhas e altares para vanglorias e exibicionismo; não posso achar que os que me acompanham, são inferiores a mim; não posso ser acometido de um sentimento de nobreza, quando exprimo muito mais a pobreza de caráter e falta de igualdade com o meu semelhante.
Não posso esquecer que sou sujeito a sentir dores, fome, frio, perdas e males, como qualquer um. Também não posso esquecer que meu riso pode virar pranto, posso sair de um nível para outro abaixo, de uma classe para outra indesejável e posso suplantar a honra e o poder de manipulação, para a desonra e humilhante miséria; posso sair da arrogante exploração para a desesperada súplica de favores. Enfim, posso me perder na insana altivez de um gigante inconsequente que não tem noção de que, a verdadeira honra, dignidade, riqueza e toda gloria começou numa manjedoura.
Muitos não se dão conta que a busca por reconhecimento, são caminhos que os desfiguram ainda mais; não se dão conta que o exibicionismo, os colocam mais distante pela repugnância dos que admiram a simplicidade; muitos não conseguem admitir que seus valores são mais visíveis que suas forçadas projeções, pois acabam apelando para um marketing pessoal e escondendo todos os seus valores pela barreira da soberba, onde o tal adorno de mal gosto... pois a ninguém agrada é um caminho do afastamento das pessoas e até quebra de alianças.
Um dia um ser que fora criado para uma divina posição de honra, com toda inteligência e riquezas, colocou seu perfil acima de seus valores com a qual fora adornado. Se elevou além dos limites que já eram de excelência e honra angelical. Sua altivez desonrou seus valores e perfeição com a qual fora criado. Seu criador indignado o excluiu das alturas, aplicando-lhe um juízo severo, de modo que o que era de gloria e resplendor, se transformou em baixeza e trevas.
Enfim, permita que seus valores falem de você, através da prática de suas virtudes. Não precisa ficar propagando suas virtudes, apenas exerça com amor e afinco os valores que fazem parte de você, pois a visibilidade de suas virtudes na prática, obviamente revelarão o seu real perfil.
Seja humilde, grato a Deus, busque igualdade, honrando e amando seu próximo, sem dúvida estarás investindo nas riquezas da alma.
O mais importante, você estará impedindo a maligna Síndrome de Lucifer.
Hei, o paraíso te espera, não se exclua antes de partir para eternidade.
Está escrito: Deus resiste aos soberbos, porém dá graça aos humildes (Tiago 4:6)
Shalom!
Pr. Aroaldo de Oliveira