Translate

terça-feira, 2 de novembro de 2021

QUAL A REAL DEFINIÇÃO DE UM NOVO NASCIMENTO?


Preciso de fato nascer de novo para ver Deus?

Certa feita alguém recebendo um grande livramento, num acidente de trânsito exclamou: Ufa, nasci de novo!! Semelhantes momentos como esses, onde as pessoas escapam da morte, as vezes por um triz, faz com que elas expressem seus alívios, percebendo a oportunidade de continuarem na trajetória da vida. Só que, não nasceram de novo, mas estão com a oportunidade de realmente sofrerem a regeneração pelo Espírito Santo e a revelação da palavra no seu íntimo e assim, alcançarem a vida e a personalidade de Cristo.

Por que precisamos nascer de novo? Desde quando ocorreu a primeira desobediência no Jardim do Éden, a natureza humana perdeu a glória de Deus e deixou de ser eterno. Está escrito: Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Rom.5:12). Consideremos isto: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Rom. 3:23).

O pecado na vida humana é denunciado através da ação arbitrária de Caim. Antes do homicídio, Deus avisou a respeito do pecado que o levaria ao erro fatal, dizendo: “... o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, cumpre a ti dominá-lo.” (Gênesis 4:7)

A natureza Adâmica está deteriorada, dominada pelas paixões e tomada de pecado e maldade, por isso há uma extrema necessidade de nascermos de novo, sermos gerados em Deus, pois uma vez que fomos resgatados (comprados) pelo sangue de Jesus e temos a revelação de um novo e vivo caminho pelo evangelho, alcançamos agora a oportunidade de outra vez adquirirmos a eternidade e a Sua semelhança. Deus quer nos repor a sua verdadeira imagem. Está escrito: ...Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (II Cor. 4:4). Como podemos obter a imagem de Deus, sermos parecidos com Ele se não nascermos de novo?

Há um sério equívoco no meio evangélico acerca deste assunto, “A NECESSIDADE DE NASCER DE NOVO”, pois não muito diferente da época de Jesus, em que um fariseu, príncipe dos judeus, o procurou a noite a fim de afirmar que acreditava que Jesus era enviado de Deus, por causa dos muitos milagres que realizava. Jesus não se importou com a admiração e nem com o seu veredicto, sem muito rodeio, foi bem taxativo ao dizer a Nicodemos que ele deveria nascer de novo para ver o reino de Deus, na verdade, dando-lhe a resposta que ele precisava, pois ainda que o príncipe dos Judeus tivesse toda a convicção de que Jesus era de fato o Messias, a resposta de Cristo foi bem clara e continua sendo a mesma até os dias atuais, para todos que desejam um real encontro com Deus. 

Sem nascer de novo, não adianta ser muito religioso, dedicado nas devoções e liturgias, nem mesmo a profundidade teológica ou científica, nada substituirá a necessidade de nascer da água e do espírito. 

O que Cristo espera de cada um de nós que dizemos conhecê-lo e aguardamos a sua volta, é que, estejamos preparados, em santidade, praticando boas obras e “produzindo frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3: 8)

No episódio de Nicodemos, registrado em João 3 : 1 -21 temos uma melhor compreensão do que ocorre na vida de muitos religiosos que se prendem em suas teologias, porém sem nenhuma experiência de mudança de comportamento e transformação de caráter. Jesus foi bem claro a respeito daquilo que pode nos condenar, pois se trata da nossa resistência a sua verdadeira luz. Está escrito: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:19-21 . Por ventura, “obras feitas em Deus”, diz alguma coisa pra você?

Saiba que, nascer de novo sem mudança de ações construtivas, reações positivas e sem domínio próprio, trata-se de um grande equívoco no que diz respeito a nova vida. Ações farisaicas no meio evangélico existem. Atividades incansáveis e perfeitas, mas não desfrutando do pleno prazer e regozijo da vida gerada e renovada em Deus. Enfim, nascer de novo, obter nova vida, não se trata de um novo casamento, nova roupagem, nova rotina e novos hábitos, nascer de novo significa, possuir a mente de Cristo, amar com o Seu coração e rejeitar o mundo e seus prazeres.

Pr. Aroaldo de Oliveira