Translate

domingo, 10 de julho de 2022

HERESIAS



QUANDO AS TRADUÇÕES HUMANAS, OCULTAM AS REVELAÇÕES DIVINAS.

Heresia: Doutrina contrária ao que foi definido em matéria de fé - Contrassenso; absurdo

Heresia é fruto de um mestre altivo sem vínculo com o Espírito Santo

Até onde vai a pretensão humana em improvisar interpretações de sua própria mentalidade, como se dominasse plenamente os assuntos espirituais?

É lamentável que exista homens que não tendo discernimento de si mesmo em suas reações tão complexas da vida, queiram se posicionar como quem esteja em condições elevadas, para traduzir os mistérios de Deus.

Exatamente por razão da altivez humana, a heresia tem sido um distúrbio de conceitos que se entranha no meio da sociedade religiosa, proporcionando entre os que se dedicam aos estudos teológicos, as controvérsias nas escritas e nas oratórias. As polêmicas vão gerando divisões denominacionais e até criações de novas seitas, trazendo graves prejuízos a humanidade que se perde debaixo das ideologias pragmáticas, sem o efeito da verdade que liberta, mas com os errôneos ensinos que escravizam. Por esta razão, muitas pessoas se dizendo dedicadas em suas práticas religiosas, permanecem sem mudanças de comportamentos, no que tange aos maus hábitos, não abandonam certos vícios, oram, rezam e cantam, sem melhoras de suas doenças psicológicas, traumáticas e de sérios problemas de opressões espirituais.

A Bíblia diz que, a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. (Tito 2:11)

O apóstolo Paulo escreveu a Tito seu filho na fé, uma verdade plena e inquestionável sobre tal salvação, sob o efeito da graça de Deus manifestada a todos os homens. Enquanto isto, há quem pregue outro evangelho, dizendo que a salvação não é para todos. Inclusive dizendo que uns nasceram para perdição e outros para salvação.

Como aceitar que uma pessoa dedicada no evangelho, sofra uma recaída e se afasta do caminho e por uma fatalidade, venha a morrer. Devemos aceitar a teoria de que a tal pessoa era filho ou filha da perdição? Não seria melhor vê-la como vítima de um descuido e até de uma melhor atenção dos irmãos, da denominação que ela pertencia?

Outro absurdo é dizer que, o homem que é para ser salvo, mesmo que esteja com a vida totalmente violada, na carne, no pecado, nos vícios e na mais profunda lama, se ele for filho da salvação, na última hora, por um fiasco, será buscado pelo arrependimento, à salvação. Neste caso, o que significa a palavra de Cristo quando diz que é necessário nascer de novo? Está escrito: Na verdade, na verdade te digo que, aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. (João 3:3) João 3:5-8.

Paulo ainda deixou esse entendimento muito claro a Tito, no tocante a nascer de novo, ser lavado, regenerado e renovado pelo Espírito Santo. Está escrito:  Quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, nosso Salvador para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que sendo justificados pela graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3:4-7)

Existe um assunto bastante polêmico e um pouco desconfortável na interpretação apelativa em algumas denominações, que é a doutrina da predestinação. Apoiados na oração sacerdotal quando Jesus disse: Estando com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. (João 17:12) Tal pronúncia deu margem a acreditar que filhos da perdição, são pessoas predestinadas a condenação.

Na sua opinião, Jesus se refere a profecia das Escrituras ou está dando margem a entender que os filhos da perdição existem?

As Escrituras além de contar as histórias dos feitos de Deus entre os homens, dão as profecias dos acontecimentos futuros.  Leia no Salmo 41:9 diz: Até o meu amigo íntimo em que eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.

Tipos de batismos, lava pés, uso do véu, modos diferentes da santa ceia, visão do arrebatamento, período milenar, juízo final, são assuntos geradores de polêmicas. É possível conhecer todos os seguimentos na íntegra sem gerar heresias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário