Translate

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Integridade questionada


É bastante desconfortável tornar-se um réu das pessoas que não te conhecem, nunca te viram, não imaginam qualquer história de sua vida pregressa e sequer, tem noção do seu dia a dia. Quem suporta as pessoas maldosas capciosas que te condenam sem conhecerem a sua mente, suas convicções, seu caráter e tão pouco os sentimentos de sua alma? Sinceramente, fica difícil tocar a vida normalmente, abrindo um sorriso para tais pessoas que você sabe, que falam mal de sua vida por trás e na sua frente, se escondem com a máscara da hipocrisia.
Como é cansativo tentar se esquivar dos paparazzos, bisbilhoteiros da vida alheia, que produzem imagens negativas de sua vida com os olhares da maledicência e com a linguagem da calúnia e difamação, ou mesmo aqueles que querem dar evidências de indesejáveis situações, que nem a própria consciência aceita. Sim estamos cercados de jornalistas do inferno, com interesse muito mais de acusar e envergonhar o homem do que, se dispor a resgatar a sua identidade, caso tenha cometido alguma infração. Na verdade ninguém quer nadar em lamas, mas é possível que se receba respingos em suas caminhadas, ninguém quer sentar em sujeiras, mas escorregos e descuidos levam a queda. Afinal o que diz Deus a esse respeito? Está escrito:
“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.” (Salmos 37:23,24)
Pois é isso mesmo! Deus não está interessado em antecipar o seu juízo sobre ninguém, mas pelo contrário, o Supremo Juiz, Soberano e Absoluto, embora sendo Deus Onipotente, todavia usa de longanimidade e misericórdia para com o ser humano, para que este, se arrependa e se converta de suas perversões.
Deus sabe perfeitamente como criou o homem; com a capacidade reflexiva, das coisas que sente e pode ver ao redor de si. Essa criatura feita a sua imagem e semelhança, tem capacidade de lucidez a respeito de si mesmo e de se comunicar com a própria consciência, tem capacidade de escolhas, tem condições de voltar atrás na percepção do próprio erro. É por isso que Deus exerce sobre nós a sua demasiada tolerância, esperando sempre que nos rendamos a Ele na condição de quem deseja uma nova chance para acertar o alvo e não continuar fracassando com a lei moral que possui.
Quanto a casta dos acusadores, existe na verdade o diabólico jornal das mentiras que circula pelo mundo afora, com os artigos dos contenciosos e despeitados. São os jornalistas do leva e trás, os comentaristas que infernizam a vida de muitos, sem respeitarem o conteúdo de informações que possuem, sem se importarem se irão denegrir ou não a imagem de alguém. Para os tais, não importa a veracidade das narrativas, pois fazem valer muito mais, as notícias ruins que ouvem, do que a clareza e a verdade dos fatos. Levianamente levam a vida impulsionando mentiras, calúnias e difamações, enlameando a integridade e as virtudes de muitos. Enquanto se divertem com suas línguas ferinas, suas vítimas são lançadas nas injúrias dos maldizentes. Mas, quem foi que disse que o Senhor Deus perdeu a supremacia por se desgastar com as injustiças? Enquanto a iniqüidade esfria o coração dos homens, a ira de Deus se ascende contra os insanos que perseguem seus ungidos, profetas ou simples seguidores. O que vale é a justiça e não os recalques dos que se voltam contra o seu próximo.
Indignado, pergunto: Por que é mais fácil dar destaque às coisas negativas do que as positivas? Porque as negativas fazem parte do interior humano, sim, são maldades que precisam ser controladas e deletadas sempre. E exatamente por razão das maldades serem parte de nossos sentidos, a credibilidade do bem se torna bem difícil. As pessoas medem as pessoas pelo que no fundo elas são. Então é mais fácil acreditar nos desvios do que nos acertos. Triste, mas o reflexo de si mesmo, pode interferir no teu zelo pelo próximo.
Então chego a seguinte conclusão: Devo tolerar o intolerante já que se encontra numa situação bem mais difícil que a minha, pois posso ver os meus erros e consertá-los, ao passo que os meus acusadores e difamadores estão na escuridão, sem noção da luz e do verdadeiro amor de Deus.
Oremos: Pai perdoa-lhes e me ajude a ensinar-lhes os valores da vida, com a minha tolerância, maturidade e amor. Amém!
Shalom Adonai
Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário