Translate

terça-feira, 31 de maio de 2022

O perigo da auto piedade



Auto piedade é quando o próprio homem se sentindo frustrado, se golpeia como um coitadinho. 

Se comporta como uma figura de exagerada carência afetiva, querendo ser bajulada, amparada em sua , com sintomas de alguém indefeso e impotente, diante dos grandes desafios da vida que precisa enfrentar. 

Auto piedade é uma fraqueza emocional, psicológica em defesa do próprio estado de derrota que se estabelece no ser, lhe tirando a coragem e toda a reação para atitudes positivas. É capaz de lhe aprisionar no pessimismo, medo e aceitação do fracasso aguardando derrotas. Sem contar que toma para si o sintoma de um réu injustiçado sem saída e sem defesa. Estranho, não?! A complexidade humana é de fato uma bagunça, mas é importante entender que esse quadro abstrato que muitos atravessam, vem por conta da falta de uma boa e contínua relação com Deus, onde certamente haveria mais segurança e paz interior.
Vamos entender a respeito de situações inesperadas que podem acontecer com qualquer um de nós, mas que precisamos reagir com coragem, acreditando sempre no amanhã e que com ajuda do alto podemos superar tudo. Confesse sempre esta palavra: Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Fil. 4:13). 
Imagine um jogador bom de drible, excelente atacante, marcar um gol contra... Pobre coitado, a torcida se voltou contra ele, o time se revoltou, o técnico se irritou profundamente. Agora só lhe resta o consolo, compreensão de que foi sem querer, pois um incentivo a acreditar que pode dar a volta por cima... Quem marca um gol contra, fica tremendamente quebrado, impotente, desejando não ter nascido para não fazer uma besteira dessa. Na história de muitas decisões a gente assistiu a responsabilidade nos pés de grandes jogadores que infelizmente chutaram para fora. Percebemos em que estado fica um grande atleta quando derrota o próprio time. A vida nos coloca em situações não muito diferentes. há momentos em que chutamos na trave, chutamos pra fora, erramos o chute. O que eu e você precisamos ter dentro de nós é que, não entramos num time pra perder, pois uma jogada errada, uma partida perdida, não significa o fim do jogo e mesmo que seja o fim de um campeonato, não é o fim do time... A bola não foi a gol, mas é hora de bola pra cima, é hora de reação, é hora de investir nos treinos e nas estratégias de jogadas, novas jogadas.
"Coitadinho de mim!" Diz o frustrado... "O que vou fazer agora?" mas será que ele quer resposta ou quer consolo? Será que ele quer se levantar ou quer ser socorrido como um perdedor nocauteado?
Ele não sabe que o seu estado de perdido, frustrado é o mesmo que continuar fazendo gol contra. Ele não sabe que a sua auto piedade, é o mesmo que se despir de uma armadura que pode defendê-lo contra o gladiador do mal a cada dia; ele também não sabe que, esse sentimento é a mesma coisa que jogar fora o escudo que pode protegê-lo das pedradas.
O portador desse estado de derrota, autocomiseração precisa ser o primeiro a se ajudar, pois quanto mais as pessoas ao redor, vierem consolá-lo com palavras, com atitudes afetivas, o seu estado vai piorando, sua melancolia vai destruí-lo, mas se olhar para si mesmo e dizer: “Eu vou vencer!!” Como quem não se entrega ao fracasso, tudo lhe irá bem e a superação de seus limites será o seu maior triunfo.
A bíblia diz: “... diga o fraco: Eu sou forte. Joel 3:10”
Também diz: ’Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força será pequena. Prov. 24:10
Espero que você seja alguém muito mais interessado na ativação do teu vigor, do que na dependência dos que podem ser mais fracos do que você.
Levante-se... Ainda há muito chão pra caminhar. Coragem!!
Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário