Translate

terça-feira, 31 de maio de 2022

Os ungidos devem ser os heróis dos altares?

 


Os ungidos de Deus devem ser os heróis dos altares, ou alvos de nossas orações e respeito?

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. Tiago 5:17
Nunca se fez tão necessário em que o povo de Deus adquira mais e mais conhecimento no que tange a autoridade espiritual e possua noções básicas sobre o princípio de liderança, identificando a preciosidade e eficácia da unção sobre a vida de um líder, do seu chamado e da sua missão, e do peso de responsabilidade eclesiástica que tal liderança possui. Numa difícil tarefa, que é a de cuidar de pessoas com os diversos tipos de problemas; cuidar de muitas famílias, cada uma com situações das mais complexas possíveis... Qualquer líder eclesiástico, precisa de total apoio, respeito, honra e das nossas intercessões, principalmente nos dias de hoje, com toda essa deformidade social que corrompe os bons costumes e descaracteriza os padrões tradicionais dos comportamentos da sociedade, outrora, regido por regras da decência e da moral, mas que infelizmente, entramos no tempo profético da apostasia, tempos difíceis, trabalhosos, como descreve o apóstolo Paulo a Timóteo:
Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus ( IITimóteo 3:1-4)
Como encarar toda essa deformidade crescente do mundo moderno, inclusive com tanto liberalismo? Mais do que nunca, precisamos sobretudo, valorizar a plena graça de Deus sobre a vida de um líder, jamais esperar dele, a perfeição sobre-humana e manifestações de super poderes. Precisamos identificar acima de tudo, em meio a este exercício na missão de libertar as almas dos cativeiros, a limitação humana e do quanto são dependentes do Espírito Santo e de sua capacitação e crescente graça... Não existe heróis nos altares dos templos, não existe astros nos palcos evangelísticos, mas sim, homens e mulheres aprovados como instrumentos nas mãos do Todo Poderoso Deus, contando sempre com as orações dos santos... E você acha que existe homens excepcionais com super- poderes e capazes de surpreender o próprio Deus?
Será que a ousadia de Davi, determinado a derrotar o Gigante procede de um momento de estresse ou desgaste com os seus irmãos, por isso quis provar que era capaz e assim confiou na sua funda e habilidade de acertar o alvo? Será que Elias estava tão chateado com tanta idolatria, não aguentava mais, ver tantos homens idiotas se dedicando a um deus que não tem poder algum e por isso, quis dar uma lição para aqueles mais de quatrocentos fanáticos profetas?
Quem é o seu líder, um ser infalível ou de ações duvidosas? Um Craque Crente que vira super homem? Um Volverine X-mem de feridas curadas, sem cicatrizes? Ou será que é um homem de ferro bastante enferrujado? Um Tarzan depois da gripe ou um trapalhão misturado com os três patetas? O fato é que, se Deus usou o seu líder para te abençoar e tem usado para falar contigo, precisa receber a devida honra e respeito. Chame-o, mantenha o diálogo, honre o seu chamado, relembre as virtudes que fluíram através dele, que te atraíram para Cristo. Isso fará uma grande diferença.
Obviamente que os caminhos da santificação, do crescimento na graça e no conhecimento existem, o caminho de uma vida mais consagrada, aplicada as orações, trabalhos evangelísticos, empenho total a serviço do reino, mas não podemos deixar de identificar a falibilidade humana e entender o quanto o homem é falho, fraco e totalmente dependente de Deus para respirar, se inspirar, acreditar, frutificar e fazer proezas; por esta razão precisamos sustentar uns aos outros com boa mente e contínuas intercessões.
Está escrito: - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; (Romanos 12:10) O que cuida da figueira comerá do fruto dela; e o que vela pelo seu senhor será honrado. (Prov. 27:18) Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (Hebreus 13:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário