Translate

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A canção e a poesia do meu pranto!

Sou feliz, quero afirmar que realmente sou feliz, mesmo tendo motivos para chorar. 
Sou verdadeiro, mesmo sendo obrigado pelas circunstâncias, a omitir verdades para não prejudicar ou ferir alguém; não tenho prazer na mentira, mas nunca terei prazer em levar meu semelhante à vergonha pelo seu descuido.
Sou amigo, quero sempre ser amigo, mesmo que a deslealdade seja a marca dos que me cercam com falsos elogios, mesmo que me busquem por meros interesses, tenho a segurança que minhas virtudes sejam imutáveis.
Tenho paz, mesmo que as guerras se fixem ao meu redor, pois não abro mão da estrutura que há dentro de mim, preferindo rejeitar as sugestivas forças expressivas sem fundamentos.
Sou atento aos danos para consertá-los, sou sensível a dor para amenizá-la, sou paciente no caminho para não desviar do meu rumo.
Não sou um pássaro, mas uso a oração como asas; não sou um leão, mas o meu clamor pode ser como um forte rugido, que afugenta os meus adversários; não sou um rinoceronte, mas o ide de Cristo me determina a romper barreiras. Não sou incansável, mas sobrevoo na inspiração das águias.
Não sou veloz como um cervo, mas os ventos do Espírito aceleram meus passos;
Não sou lenha de fogueira e nem brasa acesa, mas o seu fogo arde em mim... Não sou um riacho, mas creio no que diz a escritura, de tal modo, que sinto rios de águas vivas, jorrarem no meu interior.
Não nasci pra sofrer e nem cresci pra derrota...
Nascemos pra chorar, mas já crescemos pra sorrir.
Você não pediu pra nascer e nem deve pedir pra morrer, mas já que pôde existir, resta saber viver... Se a vida é sofrida, sei... O mundo está um caos, também sei...
Tudo vai de mal a pior?! Também sinto muito por isso... O que não posso é acompanhar o ritmo da decadência, absorver o desprazer da violência, a estupidez da maledicência, tão pouco, maldizer alguém por influência.
Tape os ouvidos para a canção do tolo, pois não há harmonia nesse desafino e nem melodia para os acordes da impiedade.
Não dance ao som da ruína, não acompanhe os passos errados do retrocesso. Proteste pelo som da guerra, grite mais alto que o barulho da violência, denuncie os passos errados da corrupção, porém seja envolvido pelo gracioso balé, que salta acima da hipocrisia a acompanhar a suavidade daqueles que amam a vida, no movimento humanitário, aos belos saltos solidários, com a leveza da compaixão... Ah doce harmonia angelical ao som desse amor orquestral...
O equilíbrio são as pautas das belas notas e a sabedoria é a canção do céu, que faz uma grande orquestra dos convívios saudáveis, com os afinados instrumentos, entrelaçados ao som divinal, nos mantendo em aliança eternal.
Ainda que eu chore, quero sorrir pra você e quero que chore comigo.
Shalom!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Sete passos para o triunfo

Sete virtudes nos levam a conquistar os grandes sonhos: A coragem, a ousadia, o propósito, a sabedoria, a determinação, a convicção e a perseverança.

A coragem trás a ousadia, a ousadia inspira o propósito, o propósito busca por sabedoria, a sabedoria ativa a determinação pela clareza de como alcançar, a determinação, abraça a convicção e a convicção sempre será o vigor da perseverança.
As vezes ficamos esperando por oportunidades para agirmos e tomarmos alguma atitude na vida, para realização do que queremos conquistar. E não nos damos conta de que, precisamos tomar a atitude de cavar pelas oportunidades.
Há quem fique esperando o amanhã... Amanhã, quem sabe? Sim, quem sabe, amanhã? ... É um dia chegarei lá... Quem sabe a minha sorte mude de uma hora pra outra!
Ah meu Deus quem dera se um dia eu consiga... Sim, o futuro a Deus pertence... Sem dúvida, o futuro pertence a Deus, o seu, o meu e o de cada um. Mas, e o hoje, de quem é? Pertence a quem? Obviamente que você já respondeu: Claro que o hoje pertence a ele também... Pois é isso que você precisa saber e admitir: O teu amanhã depende muito da sua atitude de hoje.
Vamos compreender definitivamente uma coisa para o nosso bem, pois tenho a certeza de que a nossa mente bem resolvida e esclarecida a respeito do que podemos construir e conquistar o mais cedo possível fará de nós verdadeiros campeões. O que você precisa saber é que, a sua oportunidade se chama agora e ela começa hoje a construir o amanhã.
Sua grande conquista é como uma árvore que será visível amanhã, mas é exatamente agora que você dará início à germinação dessa árvore, com a semente do seu projeto na terra fértil do seu entendimento. Essa semente do agora precisa ser regada com a atitude de hoje.
Hoje, você toma coragem, hoje, seja ousado, hoje se firme no propósito de conseguir, peça sabedoria a Deus, tenha determinação, acredite e hoje mesmo, com a voz interior da perseverança diga: “Não desistirei jamais, nem hoje e nem nunca!!”
Se lance a essas virtudes, como sendo sete passos que te levarão ao triunfo. Sua decisão deve ser agora e sua atitude de caminhar, hoje mesmo com coragem, ousadia, propósito, sabedoria, determinação, convicção e perseverança. Sendo assim, sabe sobre o seu futuro? Seu futuro já começou!!!
Já, já te vejo na reta de chegada...
Desde agora, parabéns pelo seu brilhante amanhã que começa agora!

Pr. Aroaldo de Oliveira

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Podemos consertar o mundo?


Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas. 
Certo dia, seu filho de sete anos se aproximou decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista nervoso pela interrupção, insistiu que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção. De repente deparou-se com o mapa do mundo, numa página de revista! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:
- Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho.
Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa.
Algumas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!
A princípio o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os 
pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
- Filho, você não sabia como era o mundo, como conseguiu?
- Pai , eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo." 

De que maneira você pretende consertar o mundo? Qual a contribuição que podemos dar para isso? Se cada pessoa alcançar a consciência da necessidade de transformação e procurar montar o seu quebra cabeça, encaixando tudo no seu devido lugar, com certeza o mundo será bem melhor.


Pr. Aroaldo de Oliveira

Mente acesa!


RECEBA A LUZ DA VERDADE EM SUA MENTE!


Cuidar da mente é o cuidado principal que devemos ter. 
O que faz a vida valer e o que faz valer a vida é a mente saudável.
Um dia, meditando no verbo de Deus ascendeu-se a luz da verdade pelo interruptor de minha sinceridade. Envolvido por essa luz, cuja lâmpada resplandece na consciência, estive mergulhando dentro de mim, numa profunda introspectiva bem detalhada, avaliando meus sentidos, minhas escolhas, meus anseios, meus sonhos e desejos. Enfim, na minha mente vi a real estrutura do meu ser. Cheguei a plena compreensão de que sou pequeno demais, impotente, errante e incapaz de tantas proezas que foram derramadas sobre mim. 
Dentro de mim, encontrei uma vida que não era exatamente minha, mas trata-se de uma força extra, uma especial capacitação, um vigor que me foi presenteado e agora faz parte de mim, porque o Espírito do Senhor que me fez e a inspiração desse Deus Todo Poderoso tem sido o meu sustento, vida e proteção. 
Essa luz da verdade, me mostrou a minha limitação como um ser frágil, me fazendo discernir a mente do meu ego, perceber a fraqueza do meu corpo e a vulnerabilidade de minha alma. Pude ver o meu estado de miserabilidade humana. Por outro lado pude ver o meu estado de regozijo, sendo exaltado por sua maravilhosa e abundante graça, um homem ativo, envolvido com Sua presença, dedicado a proposta da fé e seguro.
Abrir os olhos dentro de mim, me ajudou a decifrar o estado exato da minha alma, a verdade sobre mim mesmo no auto exame, me libertou... Se a mente não se apoia na verdade, mente para o coração, conflita, aprisiona e abate a alma no mundo obscuro da vida. 
O famoso escritor Augusto Cury num de seus livros, disse:
“O pior cárcere não é o que aprisiona o corpo, mas o que asfixia a mente e algema a emoção ...” 
Um grande perigo e gravíssimo para alma, está em uma mente adoecida por informações equivocadas que se fixam no entendimento que podem prejudicar o caráter e a formação de valores. Essa é a razão do porque devemos mergulhar numa introspectiva para avaliação de nossos conceitos, limitações de nossas mazelas. Sobretudo, objetivando crescer espiritualmente e ter um melhor acesso ao Espírito de Deus e as pessoas do seu convívio.
A melhor coisa que o homem precisa fazer em benefício de si mesmo, para o êxito de sua carreira, trajetória, seu bem estar em todo o tempo e em tudo que se dedica, é libertar a sua mente.
A mente não pode ser acometida de pensamentos traumáticos, derrotistas, pessimistas, capciosos. A mente precisa ser livre, criativa, reflexiva sobre as questões da vida, com serenidade. 
Vamos lá... Arranque os pensamentos ruins, deixe a luz da verdade se ascender dentro de você e prossiga numa verdadeira vida de paz.
“... Se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, despojai-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e renove-se no espírito da vossa MENTE; e revista-se do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:21-24)
Deus te abençoe!
Pr. Aroaldo de Oliveira

O Pequeno Elefante

Você já observou elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.
Que mistério! Por que o elefante não foge?
Há alguns anos descobri que, por sorte minha alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo.
Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio, por exemplo. O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse a corrente e fugisse.

Muitos se sentem inexperientes, incapazes e preferem se render ao velho e costumeiro cotidiano... Mas só tentando novamente, com fé e coragem é que conseguirão arrebentar estas correntes que os prendem as fraquezas.
Não fiquem esperando que o circo pegue fogo, a hora de começar a agir é agora!!!
Geralmente o contínuo fracasso que ocorre na vida de muitas pessoas, é pela falta de disposição, em virtude de um passado acorrentado por decepções e frustrações. Por esta razão se acomodam num ritmo rotineiro de uma vida sem construções e sem objetivos.
Quebre agora mesmo a corrente de traumas que te aprisionaram, invocando a verdade que liberta, dizendo: Jesus Cristo tu és o meu salvador e meu único Libertador.
Pr. Aroaldo de Oliveira

Vença o medo!


Conheço uma antiga fábula muito interessante, sobre um camundongo que vivia trêmulo e muito aflito com medo de gato. Na ocasião um mago com poderes especiais, teve pena dele e o transformou em um gato bem grande. O medo de gato sumiu, porém, ele ficou com medo dos cães. Então o mago o transformou em uma robusta pantera, o medo de cães sumiu, mas infelizmente ele começou a ficar com muito medo doscaçadores. A essa altura, estressado o mago, desistiu e desfez toda a mágica, pelo que bem indignado, transformou a bela e forte pantera ao estado original de um camundongo e disse:

_ Oh animalzinho estúpido! Desse jeito, nada que eu faça por você vai ajudá-lo, pois ainda que te transformasse em um gigantesco leão, você continuaria com a coragem de um fraco camundongo.
Na lição dessa pequena estória, notaremos que é preciso enfrentar o próprio medo, para adquirir a coragem de vencer os adversários que lutam contra nossos sonhos e projetos.
Coragem não é ausência do medo, e sim, a capacidade de avançar, mesmo com o nosso tamanho e a força em condições bem limitadas. 
As escrituras sagradas revelam a incapacidade humana, mas apresenta o Deus Onipotente como a fortaleza dos homens, o Deus que nos diz, que não devemos temer os dias ruins e os perseguidores.
Jesus disse que, no mundo teriamos aflições, mas que devemos ter bom ânimo... Em Provérbios 24:10 diz: Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força será pequena.
O apóstolo Paulo disse: ... Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder (Efésios 6:10) e ainda declarou: Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 3:14)
Não viva com a síndrome de um camundongo, Deus é a tua fortaleza. Alegra-te com essa canção de Davi: O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? (Salmo 27:1)

Pr. Aroaldo de Oliveira

UMA ÉGUA CHAMADA CONTENDA


Tudo estava indo muito bem numa praça chamada Harmonia, lotada de pessoas, que se divertiam, caminhavam, conversavam, algumas jogavam cartas na mesa, outras jogavam milhos para os pássaros, as crianças brincavam nos balanços e escorregos... Até que uma égua selvagem, ferozmente surge saltando e dando coices em tudo por onde passava, pois estava desgovernada, derrubando e machucando muitas pessoas, quando alguns homens com cordas enlaçaram-na e dominaram a fera que relinchava com muita fúria. O fato, é que ninguém sabia a razão pela qual aquela égua se encontrava daquele jeito, mas lamentaram que agora aquele animal deveria ser sacrificado, para evitar estragos piores, pois a sua selvageria, quebrou monumentos na praça, mesas e bancos e o pior, machucou muita gente, inclusive crianças gravemente... A égua mesmo amarrada mostrava resistência, ela não tinha dono, surgiu do nada e entrou quebrando tudo e antes de ser sacrificada, puseram o nome dela de Contenda Galopante, pois essa seria a melhor forma de descrever um exato movimento de uma contenda, como uma égua sem controle. 

A contenda é assim, surge do nada, não tem explicação e nem aplicação justa, calculada. Não vê quem está a sua frente, nos lados, não tem cautela, controle, cuidado algum que procure evitar ferir alguém, quebrar alguma coisa ou sentenciar a si mesma.
Deixe-me apresentar o discernimento desse sentimento tão danoso para nossas vidas e nossas relações, para que nunca tenhamos que ser mortos, destruídos em nossas reações tão inconsequentes, pois a CONTENDA é um estrondo da desarmonia que quebra as alianças.
É impossível se manter firme num ciclo de amizades, quando se tem a alma contenciosa e cheia de inconformismos, sentimentos de frustrações e tantos complexos interiores que agonizam e turbam os sentidos. CONTENDA na verdade é como uma inspiração maligna que não precisa de um motivo para se manifestar. Por si mesma, procura ou cria motivações para cumprir a sua missão de bagunçar a ordem, de destruir princípios e separar as amizades, além de contaminar um grupo.
CONTENDA é uma violência insana, desprovida de afeto e respeito ao semelhante. Busca vítimas ou provoca conflitos, aflige os fracos e golpeia os indefesos. A contenda desune, espalha, estilhaça sem piedade.
Bem aventurados os pacificadores, sim, benditos sejam os que rejeitam a contenda, que anulam a ira desgovernada, sem equilíbrio emocional e sem domínio próprio. Benditos sejam os que se inspiram no amor fraterno, em busca de edificações e diretrizes para um caminho melhor em meio as tribulações, nas circunstâncias pesadas e obscuras da vida. 
As escrituras nos ensinam sobre o autocontrole no meio dos aborrecimentos: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Efésios 4:26)
Aprendemos também que precisamos nos calar, mesmo estando contrariados: “Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos.” (Salmos 4:4)
Quem é dominado pelo espírito de contenda, se inflama de disposição para destruir, para ofender, para desrespeitar, para contrariar e para perseguir suas presas, de algum modo... Seus sentidos são dominados por uma mentalidade de um mostro encurralado, que precisa destruir, para se defender. Seu vigor para violência, tanto na agressão fisica, como na agressão verbal é totalmente inconsequente e desprovido de justiça.
Toda contenda precisa ser dominada, anulada, bloqueada. Se não morrer, vai matar, se não matar, vai procurar vítimas até que sua sentença surja para sua condenação e destruição.
Não crie jamais essa égua em nenhum celeiro do inconformismo, um dia, ela pode sair galopando sem controle e bagunçar a praça da Harmonia. 
Sim, a CONTENDA é uma égua desgovernada dando coices... 
Deus te conserve em paz.
Pr. Aroaldo de Oliveira

Tempo de orar pelo Brasil - desabafo...


Estava meditando a respeito de toda essa movimentação e agitação que acontece no nosso país, nesses últimos dias... Me dá a impressão que existe uma terrível batalha espiritual travada contra a ordem, o progresso e até contra os princípios e valores da vida interior... Não interpreto de outra forma essa tempestade de acontecimentos simultâneos por todo o Brasil. Por todos os lados, vejo bombardeios malignos inspirando a insanidade humana com o intuito de extinguir o equilíbrio, sabotar a fé e a moralidade na mente dos mais fracos... Rumores tão absurdos que tem sido capaz de excitar a indignação, o ódio e muitas revoltas em toda a população brasileira... Movimentos pacíficos, sendo invadidos por bandidos, vândalos, baderneiros e até policiais violentos e despreparados; vejo a multiplicação de assaltos com homicídios covardes... Uma brutalidade sem tamanho, onde crianças estão sendo mortas sem razão de ser... Não faz sentido isso: Uma adolescente estuprada e morta no caminho da escola para casa; uma garagem invadida por um bandido que mata um menino de dois anos; outra criança de cinco anos que morre com um tiro na cabeça, chorando e temendo a morte, ofereceu até as suas moedinhas para viver... Mas... Não, não é possível degustar uma notícia dessas... Que tipo de futuro aguardamos? O que você pode fazer quanto a isso tudo que tem visto?

Como se não bastasse, vejo e ouço também ao redor os movimentos e barulhos das extintas cidades do pecado que foram destruídas pela ira de Deus, ressuscitando, através de homens e mulheres desajustados da normalidade sexual, e do verdadeiro conceito humano, segundo a criação. Apregoando o homossexualismo e a busca desesperada da legalização de um casamento que nunca será possível, pelo que casamento significa uma coisa como complemento de outra, como uma peça que completa a outra peça, que por sua vez se fazem uma só, por correspondência da natureza que se entrelaça na perfeição do existente que se resolve na perfeita ligação. Me responda, qual homem completa o outro homem? Qual mulher pode completar a outra? Correspondência afetiva, carícias para satisfação carnal fisiológica sem o uso dos devidos órgãos que se ajustam, segundo a perfeita criação... Por exemplo: Mulher tem órgão masculino para satisfazer outra? Sexo instigado de excitações, forçado de improvisações e imaginações... O homem tem órgão feminino? Então a prática é anti-higiénica utilizando-se de partes úteis e sensíveis, não sexuais do corpo e que podem ser sugadores de doenças e vírus mortais. Aliás temos inúmeros exemplos de artistas, cantores, cantoras, atores e atrizes, homens e mulheres que morreram contaminados nessa opção de práticas sexuais, que fugiram a regra básica da natureza, preferindo viverem suas fantasias de prazeres momentâneo com uso de drogas e descuidos com o próprio corpo. Posso chamar isso de casamento, complemento, encaixe, ossos dos ossos, carne da carne? Enfim, se tenho uma panela sem tampa, a tampa é o que completa a panela, mas se tenho duas panelas sem tampas, uma panela sobre outra nunca será tampa, mas duas panelas sem complementos.

Ouço o barulho de Sodoma e Gomorra ressurgindo... Alguém vem a mim e diz: Você tem que me respeitar! Respeite a minha opção sexual... Sim, eu posso pedir a qualquer um que respeite a minha escolha, mas eu pergunto: Será que eu estou me respeitando quando faço escolhas que podem me prejudicar, psicologicamente, espiritualmente, fisicamente, sexualmente ou moralmente?

Os estrondos continuam... Por outro lado ouço outros barulhos: Grandes perseguições para desmoralização de algumas conhecidas lideranças evangélicas, sem contar que no próprio meio cristão, alguns crentes sem noção, pegando carona nessa onda diabólica de acusações, desmoralizando homens que não precisam ser julgados pelos fariseus, mesmo que ainda sejam publicanos, pois se baterem no peito e clamarem a Deus por misericórdia com o coração, sem dúvida, alcançarão misericórdia, mas os fariseus e atiradores da primeira pedra, estarão se condenando... Se temos um Supremo Juiz, justo e infalível, que julgará a terra com equidade, por que devemos julgar homens que se ocupam a pregar o evangelho?

Se caírem estarei orando para que Deus os levante e não serei nunca conivente com Satanás, cujo ofício é derrubar e acusar de dia e de noite os filhos de Deus. (Apocalipse 12:10).

Sinceramente, não acredito nessas sujeiras de acusações contra algumas lideranças que se destacam na mídia, até porque estou alertado biblicamente a respeito das perseguições que ocorreriam antes da vinda de Cristo... Digo mais, se ele tem alguma culpa, pagará pelo que fez, mas se não, seus acusadores serão tragados pelos leões da cova de Daniel ... Não apoio chocarrices com essas lideranças, pois são alvos da misericórdia de Deus, precisam de nossas orações. Portanto, não compactuo com os hipócritas e fariseus que querem ridicularizar a igreja de Cristo....

Enquanto os movimentos de protestos contra a corrupção acontecem, lamas do pecado respingam, com violências, mortes, revoltas por todos os lados. Nesse mesmo espaço de tempo o ódio satânico tenta tirar a única força que pode impedir o poder da corrupção e da violência no mundo, mas não tenho dúvida que o maligno jamais triunfará... A bíblia diz que, e as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja; (Mat.16:18). Que tal orar e interceptar toda essa maldição de sobre o nosso país?

Aprendi que para evitar a dor em muitos corações, não devo evitar as dores nos meus joelhos.

Vou orar pelo Brasil, vou orar por você.

Pr. Aroaldo de Oliveira

Quando a alternativa é avançar!

Prosseguir é a sua única alternativa!
Desistir ou acreditar? Lutar ou ser derrotado? Saiba que sempre a opção justa e sensata é a sua única alternativa...

Se correr o bicho pega, se acelerar o bicho te perde de vista!
Não dá pra disputar contra um inimigo que nunca desiste de te perseguir, por isso é necessário tomar distância de tudo que vem para te trazer danos. Procure sempre se afastar daquilo que pode te atrair e envolver os seus sentidos, despertando dentro de você certos desejos, que são capazes de te influenciar a violar as regras. Por mais que o ser humano conheça as teorias da moralidade, prudência, honestidade e integridade, todavia o inimigo de Deus e da ordem, irá influenciá-lo sutilmente a tomar rumos contraditórios a tudo que seja segundo os seus conceitos.
Sempre existirão opções diante de nós, para que seduzidos pelos atalhos das ilusões, das coisas que não correspondem ao caminho da santidade e da verdade, a fim de que nos afastemos do alvo, segundo a carreira que nos está proposta por Deus. Prosseguir é a sua única alternativa!
O apostolo Paulo disse: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13-14)
Você tem diante de sua consciência, dois caminhos, o do passado com as coisas do velho homem, preso a velha natureza e o caminho do futuro com as coisas preciosas que são promessas de Deus e pelo prêmio de sua proposta, claro que através da tua perseverança.
Precisa escolher de modo bem definido: Continuará sendo uma pessoa presa aos maus costumes de uma velha criatura ou absorverá os bons costumes de uma nova vida, avançando para tudo aquilo que seja significativo e eterno?
Avance de modo acelerado, não há mais tempo de ficar indeciso com as opções no meio do caminho. Defina as suas predileções, seja radical, sai da escuridão, saia do meio termo, saia de cima do muro, saia da indecisão, indefinição e da estagnação.
Avance, avance e avance. Abrace a única saída, o único Deus pela única verdade do único caminho.
Passe de largo das opções que o inimigo te propõe, por causa da brecha do meio termo que você ainda possa ter.
Mentir é opcional; a verdade é alternativa única.
Fingir, é opcional; ser você é alternativa única.
Ser bom é opcional; se conhecer é alternativa única.
Duvidar é opcional; fé é alternativa única.
Concordar comigo é opcional, mas aceitar esses conselhos, é sua única alternativa.
Pr. Aroaldo de Oliveira

A razão sem razão!

A razão sem sabedoria, não tem razão!
Há momentos que se faz necessário desistirmos de nossas reações iracundas, onde com certeza, nada pode acrescentar em nossas vidas que se não, danos e ranhuras em nossas relações com certas pessoas, que merecem ser honradas, mas a nossa insensatez, pela razão insana e equivocada, a descaracterizou em nossa mente. Quase sempre perdemos a razão por defender a própria razão, pois conseguimos quebrar uma harmonia, para não quebrar a nossa interpretação, a qual pode ser esta, uma possível acusação maligna plantada em nossa imaginação capciosa e vulnerável aos dardos inflamados do acusador.
Ou seja, aquele que veio para matar, roubar e destruir, pode ser que esteja sutilmente forjando intrigas entre você e seus melhores amigos, na mente de uma mulher contra o seu marido, do homem contra sua esposa, de um filho contra seu pai, de um pai contra seu filho, de um patrão contra o seu empregado, de um funcionário contra seu superior. Enfim, toda contenda tem uma motivação racional, ainda que com reações irracionais. Sempre algo específico leva alguém a reagir com atitudes que considere providências imediatas, ainda que impensadas e inconsequentes. O fato é que, somos provocados exatamente nas áreas em que ainda não fomos tratados. Se conseguimos ser estúpidos, com reações exageradas e humilhantes contra alguém, pela reação de nosso limitado entendimento e vulnerável sentimento, significa que estamos extremamente necessitados de libertação e de um tratamento na alma, que possivelmente ainda esteja com reflexos negativos do passado. Traumas que precisam ser diagnosticados pela conscientização da verdade.
Há muitas feridas difíceis de ser detectada para o devido tratamento na personalidade e no equilíbrio do temperamento, por isso a verdade de Deus liberta o homem. Na verdade, todos nós precisamos de cura interior, nos livrar dos complexos de inferioridade, complexo de rejeição e dos surtos das reações esquizofrênicas, inconcebíveis junto a nossos amigos e familiares. Por esta razão o Apostolo Thiago em sua carta expressa acerca dos sentidos humanos e danosos para o convívio com as pessoas, mencionando a respeito da necessária sabedoria de Deus para a sustentação de nossas alianças:
“Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” (Tiago 3:16-18)
Com sabedoria pense: É necessário sermos defensores do bem, para triunfarmos sobre o mal: Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:21
Por isso mais uma vez descrevo a todos que preferem vencer o mal, para que não seja vencido pelo mesmo. Vale a pena abrir mão da razão, para não se perder na razão. Uma amizade vale mais do que a razão que pleiteia contra a harmonia. A harmonia vale muito mais do que a razão que, se fixa na mentalidade, que se apressa para o mal e reage sem nenhuma lógica. Uma razão que perde a razão, nada mais é do que a continuidade do mal que impera na sutil e sagaz maldade, daquele que domina a mente dos homens, ainda escravos da própria carnalidade insana, cuja mente não encontrou a razão da vida e nem a razão para viver.
Deus te dê sabedoria e paz, acima de tua própria razão.
Pr. Aroaldo de Oliveira

O PERIGOSO CAMINHO DA PAIXÃO

Passei em frente a uma loja de artigos e CDs e ouvi uma canção, tipo forró sertanejo num volume bem alto que dizia: “ Você não vale nada, mas eu gosto de você. Tudo que eu queria, era saber por quê...” Todos que passavam, não disfarçavam o sorrisinho no canto da boca. Realmente, muito engraçada essa canção. Como pode a pessoa não valer nada e mesmo assim, a gente gostar dessa pessoa sem valor? Então você me diz: “Tudo que eu queria, era saber por que...” Quero responder a esse tipo de questionamento, mas faz parte da complexidade da alma. Obviamente, há um equívoco sobre tal apego a alguém que não vale nada. Não vale nada pela conduta moral, não vale nada por ser de uma índole ruim, um péssimo caráter, mas que possivelmente, tenha algo que satisfaz a quem esteja sendo atraído pelo tal. Toda paixão, é cega, todo desejo é escravizador. A bíblia diz que enganoso é o coração (Jeremias 17:9). Infelizmente, muitos fazem alianças erradas e prejudiciais a própria alma. Não são felizes, não são amadas, não compartilham de amizade no relacionamento, fazem sexo, mas não fazem amor, se beijam somente nos atos íntimos, mas o romance, pode esquecer... Brigam, se ofendem, se desonram, mas são atraídos pela carne que se inflama para o prazer momentâneo e depois a rotina do desprazer, das discórdias, ofensas de verbalizações agressivas e até agressões físicas. Porém escravos da atração fatal, continuam a sofrer.
Você diz: “Deus me livre disso!!” Inclusive quem se encontra num quadro como esse, deve dizer a mesma coisa, sem noção da gravidade em que já se encontra.
Infelizmente a libertinagem da sociedade atual, disfarçada de liberdade, tem efetuado um prejuízo muito grande na vida de muita gente. A sociedade antiga, mas preservadora dos bons costumes, apregoava que a relação sexual deveria ser aceita mediante ao casamento. E as jovens e adolescentes, tinham sempre o pensamento de se casarem virgens, abençoadas por Deus e honradas pelos seus maridos. Como esse quadro mudou, surgiu a deturpação dos preciosos conceitos, extinguiu-se o zelo pelos sentidos saudáveis e as relações duradouras de um casamento e de uma família. Muitos homens, mulheres, jovens e até adolescentes, estão amarrados numa vida infeliz pela paixão e aprisionados a sexualidade obscena e pecaminosa.
Um futuro incerto toma conta dessas pessoas, que nem sabem o que fazer para não perder seus parceiros. A gravidade é tanta que, ao acompanharmos as estatísticas de criminalidade no mundo, sobre as pessoas que dizem que mataram por amor é, simplesmente absurda e são crimes bárbaros inconcebíveis, jovens matando as namoradas, amantes, matando filhos de seus parceiros por vingança... Coisas horríveis acontecem no mundo atual. Inaceitáveis de ações frias, monstruosas, completamente desprovidas de amor a vida e temor a Deus.
Qual a solução para interceptarmos esse caos? Somente dando lugar ao amor que vem de Deus. Saiba de uma coisa, o amor de Deus é biblicamente real para a nossa salvação, mas é acima de tudo, vivamente real, por ser plenamente eficaz, a medida em que somos envolvidos por esse amor. Não se trata de uma motivação meramente psicológica e positiva, mas uma virtude inspirativa nos fazendo, anelar pela felicidade de alguém. Você consegue amar alguém, mesmo ela não valendo nada no momento, pois ao olhar o caído, o amor de Deus em você, o verá de pé; ao olhar o perdido, o amor de Deus em você, o trará de volta; ao olhar o destruído, o amor de Deus em você, vai te usar para restaurá-lo.
Assim é o amor de Deus, pois não valíamos nada, mas o sangue de Cristo nos comprou, porque Jesus é a revelação do amor de Deus por nós. A humanidade estava perdida, condenada pelo pecado, todos foram destituídos da glória de Deus, porém diz as escrituras em João 3:16, que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu filho Jesus, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. Saiba que mesmo sendo nós ainda pecadores e frágeis o amor de Deus nos alcançou. Agora você tem valor e Deus te ama muito e eu também!
Pr. Aroaldo de Oliveira

Dúvidas podem nos afogar

Por que duvidaste?
Embora vivamos fases de nossa vida com muitas dificuldades que nos proporcionam insegurança, não gostamos da ideia de sermos questionados assim... Concorda?

Lá estava ele, perplexo e com os olhos bem abertos, encantado e emudecido sobre tudo que estava acontecendo... Certamente pensava: Senhor que coisa poderosa... Que manifestação sobrenatural é esta? Oh meu Deus estou andando sobre as águas!! Como isso é possível?!
Pedro agora era o primeiro discípulo sem prancha de surf a andar por sobre as águas. Caramba, que fascinante! Pedro tinha agora, uma história pra contar, uma experiência maravilhosa para compartilhar com seus filhos e netos. Sua história seria compartilhada aos seus descendentes e as outras gerações. Uma experiência como aquela, seria o ápice de sua carreira cristã, a glória de sua história... Hei... Não, não, isso não... Não pode ser; está ventando, as águas estão agitadas, as ondas, as ondas... Estão altas! E agora, o que vou fazer? Não sei me equilibrar direito... Ai meu Deus vou afundar!! Não contava com esse mar agitado e nem com os ventos contrários. De repente, o mar perde a solidez sob os seus pés e agora tudo volta ao normal, o mar por sua vez, líquido como de fato é, tornou-se lógico para não lhe proporcionar condições anti gravitacionais. Pedro cai na real de que o mar era de fato real, e que o fenômeno era de uma ação totalmente irreal. Agora a dúvida tomou conta de sua mente: Como pode isso? Não, isso não está acontecendo... É completamente impossível!!
Vítima do medo, suas leves passadas de levitação se transformaram em pesadas botas de chumbo... Pedro acordou para a realidade de um mar revolto de lógicas e dos ventos do óbvio.
Tudo é real, visível, palpável, audível, gravitacional e transitório... Que pena a emoção no vislumbre de Pedro tinha pouca durabilidade.
Será que ele tinha mesmo que olhar para as ondas ao invés de olhar para Cristo?
O que será que aconteceu, além do desespero e da dúvida do momento? Certamente ele dizia: “Vejam pessoal, estou andando sem afundar! Isso não é incrível!? Vejam isso, vejam isso!!” Acho que ele deveria ter dito: “ Oh meu Deus graças te dou! Glorias ao teu nome Deus majestoso! Tu dominas sobre todas as coisas!! Tu és tremendo Deus maravilhoso!! Obrigado Jesus por me permitir desfrutar desse momento tão glorioso!
Será que quis chamar mais a atenção de um público do que a de Deus? Que descuido foi esse?
Sabe, as vezes estamos frente a frente com Deus, no caminho de desafios, revestidos de coragem e certeza de que tudo vai dar certo, mas vem uma situação desconexa, contrária, negativa que pode chamar muito mais a nossa atenção, a ponto de interferir a nossa visão fixa no Deus que tudo pode.
Aquela alegria, confiança e certeza do sobrenatural, se afundam no mar de dúvidas e tudo que nos resta é o grito de desespero. Socorre-me Senhor!
Sabe de uma coisa? Pedro como pescador sabia nadar, porém no mar de dúvidas ninguém consegue sobreviver e se locomover, tão pouco, boiar.
Quer ver a gloria de Deus? Caminhe sobre as águas da vida, ouvindo o seu chamado, a Sua voz e com os olhos fitos em Jesus, não se preocupe com os ventos e ondas contrárias, pois o teu alvo deve ser o milagre e não o medo, teu equilíbrio é a fé e não a dúvida.
Então... Vai andando ou vai tentar nadar?
Coragem e convicção são os passos certos para esses desafios de milagres.
Shalom.
Pr. Aroaldo de Oliveira

Você pode vê-lo?

Deus é visível pra quem ama.

Todos podem ver Deus mesmo que Ele seja invisível?
Sim, todos tem a capacidade de vê-lo, pois só não consegue ver Deus quem fecha os olhos para verdade.
O homem natural é tão complicado, que é capaz de procurar as respostas de seus conflitos e não o caminho para evita-los.
Deus não é e nunca foi uma sugestão literária, uma invenção de contadores de estórias, um conceito e defesa paranoica dos fanáticos religiosos, tão pouco, um arranjo histórico da teologia.
Organizações, grupos, tribos e sociedades se divergem em suas interpretações e muitas idéias sobre Deus, a respeito do seu caráter e personalidade. O fato é que, Ele é quem Ele é e, as idéias sobre Ele não irão alterar suas características, seu perfil, sua grandeza, seu real valor e perfeição. Deus é imutável!
Como disse no início, Deus só é invisível para quem fecha os olhos para verdade.
A verdade sobre Deus é que toda sua criação, pode deixar de ser, porém Ele como o criador é o sustentador de tudo do qual deu a origem.
Quem é a criação diante do criador? Quem somos diante de quem Ele é? O que sabemos diante de quem deu origem a tudo? O que vale mais, meus palpites ou suas verdades? Minha interpretação ou a sua realidade?
Se quer conhece-lo, encontre-o, pois nunca fugirá de você. Se quer saber como encontrá-lo, busque-o de coração... Não poderá vê-lo nas literaturas, filosofias, idéias dos homens e nem em rituais religiosos. A sua visibilidade será a doçura de sua presença, um toque em tua alma, quando o teu coração o chamar e o amor pela vida brotará em teu ser.
Esteja aberto o teu coração para que os teus olhos não se fechem.
Saiba que Deus quer ser visto pelos teus olhos espirituais e reconhecido pelos teus sentidos, pois Ele nunca virá a ser, qualquer definição da medíocre tradução da inteligência humana. Na influencia do seu amor poderá vê-lo.
Shalom!
Pr. Aroaldo de Oliveira

A justiça sob o amor

A justiça vinculada ao amor do nosso Pai.

Alguns anos atrás, um grupo da minha comunidade Evangélica me procurou para uma reunião que seria para eu tomar uma medida muito séria. Para minha surpresa o grupo disse que, um homem que frequentava nossos cultos, vivia bêbado com a Bíblia na mão cantando nas ruas hinos da harpa cristã e falando bem alto para todos ao redor: "Eu sou daquela igrejinha do pastor Aroaldo... agora sou de Jesus e não abro..."
Até então não vi nada demais na prática daquele pé de cana, mas infelizmente o grupo que me procurou, queria que eu o excluisse, pois consideravam que ele estava escandalizando a nossa denominação. Tomado de indignação eu disse: Como posso excluir um homem que precisa de cura na alma e libertação do vício?! Não seria melhor o grupo se unir para ver meios de auxilia-lo e não lança-lo mais ainda para a perdição? Cadê Deus na decisão de vocês? Perguntei.
Naquela reunião que fora organizada para aquela sentença da equivocada justiça, me deixou tão decepcionado que acabei dando suspensão ao grupo, pela falta de amor ao próximo... Fui criticado por muitos, pela medida, fui reprovado pelo grupo e por alguns que sem noção de minha repreensão aos que não praticavam o amor, me depreciaram como pastor. Sendo que, na manhã do dia seguinte, procurei o homem da 'igrejinha do pastor Aroaldo'... Ele abriu a porta da sua casa em pranto, se atirou de joelhos no meio da sala dizendo: Pastor me ajude, preciso me libertar!!
Sua casa estava num estado lastimável, com o ar de abandono, pois aquele homem havia sido desprezado por sua família e deixado por sua querida filha que por um tempo, tentou ajuda-lo. No mesmo dia o levei ao centro de tratamento de dependentes químicos, onde a direção tocada pelo amor do Espírito de Deus abraçou a causa daquele homem.
Sim, o seu nome era José e após a sua recuperação, passou a ser um dos melhores discípulos na área de resgate de jovens no submundo das drogas. Graças a Deus e ao amor vinculado a justiça!
Quando leio: Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça afim de que todas as coisas nos sejam acrescentadas... Me deparo com a hipocrisia impraticável das pessoas, aparentemente defensoras da fé cristã, mas que infelizmente a justiça de Deus está longe de suas ações. Não passa de uma mera teoria descartada diante dos seus interesses pessoais. Triste quando a opinião do seu veredito forjado, determina a sentença nada justa sobre alguém. Na verdade o engano e a injustiça da maligna sentença contra alguém, fatalmente está acontecendo.
Embora esteja escrito que bem aventurados os misericordiosos, pois alcançarão a misericórdia, mesmo assim, no tocante prática da justiça, muitos engomadinhos pregadores, enfeites de púlpitos, erram feio com acusações e indiferenças, não se dão conta que, a prática da justiça e amor, absolve e transforma vidas e destinos.
Que a partir de agora, a justiça ligada ao amor seja a sua contínua inspiração.
Shalom!
Pr. Aroaldo de Oliveira