Translate

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A razão sem razão!

A razão sem sabedoria, não tem razão!
Há momentos que se faz necessário desistirmos de nossas reações iracundas, onde com certeza, nada pode acrescentar em nossas vidas que se não, danos e ranhuras em nossas relações com certas pessoas, que merecem ser honradas, mas a nossa insensatez, pela razão insana e equivocada, a descaracterizou em nossa mente. Quase sempre perdemos a razão por defender a própria razão, pois conseguimos quebrar uma harmonia, para não quebrar a nossa interpretação, a qual pode ser esta, uma possível acusação maligna plantada em nossa imaginação capciosa e vulnerável aos dardos inflamados do acusador.
Ou seja, aquele que veio para matar, roubar e destruir, pode ser que esteja sutilmente forjando intrigas entre você e seus melhores amigos, na mente de uma mulher contra o seu marido, do homem contra sua esposa, de um filho contra seu pai, de um pai contra seu filho, de um patrão contra o seu empregado, de um funcionário contra seu superior. Enfim, toda contenda tem uma motivação racional, ainda que com reações irracionais. Sempre algo específico leva alguém a reagir com atitudes que considere providências imediatas, ainda que impensadas e inconsequentes. O fato é que, somos provocados exatamente nas áreas em que ainda não fomos tratados. Se conseguimos ser estúpidos, com reações exageradas e humilhantes contra alguém, pela reação de nosso limitado entendimento e vulnerável sentimento, significa que estamos extremamente necessitados de libertação e de um tratamento na alma, que possivelmente ainda esteja com reflexos negativos do passado. Traumas que precisam ser diagnosticados pela conscientização da verdade.
Há muitas feridas difíceis de ser detectada para o devido tratamento na personalidade e no equilíbrio do temperamento, por isso a verdade de Deus liberta o homem. Na verdade, todos nós precisamos de cura interior, nos livrar dos complexos de inferioridade, complexo de rejeição e dos surtos das reações esquizofrênicas, inconcebíveis junto a nossos amigos e familiares. Por esta razão o Apostolo Thiago em sua carta expressa acerca dos sentidos humanos e danosos para o convívio com as pessoas, mencionando a respeito da necessária sabedoria de Deus para a sustentação de nossas alianças:
“Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” (Tiago 3:16-18)
Com sabedoria pense: É necessário sermos defensores do bem, para triunfarmos sobre o mal: Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:21
Por isso mais uma vez descrevo a todos que preferem vencer o mal, para que não seja vencido pelo mesmo. Vale a pena abrir mão da razão, para não se perder na razão. Uma amizade vale mais do que a razão que pleiteia contra a harmonia. A harmonia vale muito mais do que a razão que, se fixa na mentalidade, que se apressa para o mal e reage sem nenhuma lógica. Uma razão que perde a razão, nada mais é do que a continuidade do mal que impera na sutil e sagaz maldade, daquele que domina a mente dos homens, ainda escravos da própria carnalidade insana, cuja mente não encontrou a razão da vida e nem a razão para viver.
Deus te dê sabedoria e paz, acima de tua própria razão.
Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário