A verdade sobre a verdade é que, qualquer mentira, por mais monstruosa e diabolicamente bem planejada que seja, nunca conseguirá vencê-la.
Verdade é verdade e sempre será verdade. Ela é eterna, enquanto qualquer
mentira tem prazo de validade, pois a verdade é quem sempre estabelece a sua durabilidade.
A mentira cedo ou tarde se dissolverá. Mentira é como gelo que sempre derrete ao calor, e como treva que sempre se extingui sob a luz.
A verdade tem a visibilidade de tudo, tem a certificação de tudo e jamais se mistura com o indefinido. A verdade não manipula absolutamente nada, mas os iníquos tentam manipulá-la; a verdade não inventa histórias, mas histórias tentam inventá-la; a verdade nunca disfarça, mas os disfarces que a imitam, correm livres por aí; a verdade não deixa de ser, mesmo que não queiram que ela seja; ela se firma no seu lugar e não altera a sua hora e ocorrências; a verdade não se desvincula dos fatos e nunca modifica qualquer episódio.
A verdade quando admitida, desejada, absorvida e conhecida, gera em nós a sinceridade, que por sua vez, nos liberta do engano e do equívoco da vida. De modo que tal sinceridade, nos dá uma firme aliança com Deus, nos fazendo confessar todos os nossos flagelos, nossas mazelas da alma, nossos desvios de conduta; enfim, pronunciamos verdades que nos dão acesso ao perdão de Deus e a sã consciência, pois a verdade estabelece a nossa libertação, nos tirando do cativeiro da mentira e da maldade que pelejam contra nossa vida e existência, querendo nos levar a perdição e condenação.
A sinceridade de mãos dadas com a verdade nos faz mergulhar numa introspectiva a obter uma clareza do que somos, das feridas que o tempo não curou e de todas as dores que a alma não esqueceu. A sinceridade se faz ouvir como a voz da verdade e expõe a veracidade do âmago, sem forjar fatos ou justificar erros. Sinceridade é o idioma mais inteligível que atinge os ouvidos do coração de Deus.
Saiba que a luz da verdade do Deus Eterno Onisciente passeia sobre a terra...
A sinceridade e a verdade sempre serão os dois passos firmes da consciência cristã
genuína, que mantém a estrutura da fé e nos levam a conquista da eternidade, mas a estúpida hipocrisia sempre será um atalho para o inferno.
Se as mentiras do pecado não forem vencidas pela culpa, para nos conduzir a confissão da verdade, tal culpa será condenada pela verdade no dia do juízo.
Saiba que a verdade nunca será vencida, mas se absorvida em nosso caráter, seremos sinceros e agraciados vencedores.
Shalom!
Pr. Aroaldo de Oliveira