Translate

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Quando a fixação cega a alma e obscurece a mente.

O terrível mal da fixação é se tornar prisioneiro de uma escolha.
Vejamos um exemplo específico: Um budista defende sua filosofia e se aprofunda nos limites de seu conhecimento. Sua vida e seu empenho se identifica com a sua opção de caminho e com as bases do propósito do seu seguimento. Agora tudo se converge para as idéias, inspirações e os fundamentos de Buda e suas meditações... Os monges raspam as cabeças, trocam as vestes e comportamentos.
Tais práticas, de dedicação, não são diferentes de todas as seitas e seguimentos religiosos e até mesmo das denominações evangélicas, que de modo divergente nas interpretações bíblicas, e na fixação de suas doutrinas e regras, atropelam qualquer pensamento que seja diferente.
O empenho da fixação é que, se apegam mais a suas escolhas ideológicas do que ao pleno conhecimento da verdade que por sua vez, pode levá-los ao conhecimento mais além, podendo abrir-lhes mais e mais a visão e a mente.
Acontece que, um pensa assim e outro assado e, outro ainda, nem quer pensar, com medo de se desviar de suas convicções ou linha de pensamento, apoiada em sua formação, ensinada pelos seus mestres particulares do seu convívio social e organização.
Bom seria que o homem confiasse mais no Espírito da verdade, do que, nas interpretações cômodas e particulares de falíveis e limitados homens.
Imagine alguém dizendo: "Uma vez flamengo, flamengo até morrer." Pois é... vencendo ou perdendo, as pessoas se entregam fielmente ao seu time, ao seu partido, ao seu grupo ou a sua religião. Não importa a verdade, a realidade, as falhas, das contradições e nem as coisas negativas. Opção é opção, minha escolha é a minha escolha e ponto final. Acontece que erro é erro, não deixará de ser. Assim como verdade é verdade e não deixará jamais de ser.
Se nas Escrituras Sagradas eu leio que: Há caminhos que parecem direito aos homens, mas o fim deles, são caminhos de morte... Como então vou cometer o erro de pegar algum rumo sem noção de que Deus esteja me guiando?

Deixe me aprofundar ainda mais a respeito deste assunto.
Preste bem a atenção: Posso ser inteligente, ter a mensagem plena do caminho que trilho, defendendo todos os seus conceitos; posso render a minha vida na total renúncia, por tudo aquilo que acredito e até morrer pela causa que acredito ser real e única. Se eu não for regido pelo Espírito e conduzido pelo seu amor, possuindo discernimento, revelação da verdade e inspiração da vida, corro o risco de morrer em minha natureza limitada, como alguém que conservou o equivoco e não como alguém que encontrou o caminho, a verdade e a vida de fato.
Entenda: Se na defesa cega de minhas traduções das regras, perder a regra do amor para com o meu semelhante e do elo com a personalidade de Deus, isto vai significar que a minha fixação me aprisionou no cárcere escuro da minha escolha.
Não defenda teorias, ideias filosóficas e nem regras de costumes religiosos cegamente, mais do que ao valor real da vida. Defenda-se sob as asas da inspiração e proteção de Deus. Deixe Ele te guiar.
"Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos." (Salmos 32:8)
Conclusão: Não seja como um fariseu defensor de leis e regras, sendo contrário aos publicanos pecadores, sem amor e compaixão por eles. Não seja como os hipócritas que demostravam santidade, para acusar os fracos ou como os sacerdotes que perseguiram a Jesus, por razão de suas ideias permanecerem fixadas aos tradicionais costumes do farisaísmo sem discernimento proféticos.
Os homens que apedrejaram a Estevão, se sentiram afrontados pelo conhecimento que ele possuía, pois de alguma forma interferia as suas fixações de errôneas traduções. Perderam mais ainda a razão quando apelaram para o assassinato de um agraciado e ungido mensageiro de Deus.

Procure fixar o amor de Deus na tua mente, para que Ele venha fixar suas verdades em tua alma e assim não terás que desejar mal algum ao teu próximo, nem se sentirá juiz sobre ele, além de poder aprender algo a mais com ele.
Lembre-se: A sabedoria do alto é pacifica e trata com misericórdia!
Seja cheio do Espírito Santo... Shalom Adonai!
Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário