Translate

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Nossas dores nos ensinam

Dores são sintomas indesejáveis... Quem gosta de sentir dores? Ninguém gosta, mas todos nós sentimos. A verdade é que, ninguém quer senti-las, mas inconscientemente procuram por elas. Procuram por elas?!! Como assim?! Você pergunta, porém a resposta a essa questão, chamasse: “falta de cuidado”. Toda falta de cuidado são atalhos para dores; toda desatenção a própria vida, sempre nos levará a darmos a devida atenção à vida que temos. Ninguém procura se cuidar, sem antes perceber dos riscos que circulam ao seu redor, não é verdade? Ninguém tem grande preocupação de ir ao médico sem passar por pelo menos um pequeno sintoma desconfortável, de um mal estar no corpo, concorda?
Às vezes vivemos sem noção das ciladas da vida, das armadilhas, das conspirações dos inimigos invisíveis, prosseguimos sem noção de perigo e sem nenhuma atitude de precauções e de cuidados e mesmo sem noção, vamos sobrevivendo como vulneráveis ingênuos humanos.
Infelizmente as coisas são assim, só quando dói alguma coisa, é que damos conta de que, alguma coisa que antes não tinha muita importância, passa a chamar muita atenção. A pior dor será não conseguir reverter o inesperado quadro. Situações que vão além de uma cura e um socorro de medicamentos. Dói, mas nem tudo pode ser revertido, nem tudo pode ser restaurado. Triste, mas o que não pôde ser evitado, não pode ser retrocedido. Estou me referindo as dores na carne e as dores da alma, tanto as insuportáveis dores do corpo, por doenças, infecções, fraturas, lesões, amputações e quaisquer danos perniciosos, como também as dilacerantes dores das perdas, das mágoas, do abandono, das humilhações, do remorso e de um coração destroçado.
Sabe de uma coisa? Proteja-se: Sinta dores, antes de sentir dores... Haja em você sentimentos, não de medo e nem de insegurança que nos leva a viver a vida oprimida pelo medo, mas lance os seus medos, debaixo da sombra do Onipotente e descanse, pois ele te cobre com as suas penas e debaixo das Suas asas estarás seguro, pois a Sua verdade é o teu escudo e proteção.

Segundo a ciência, “dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade, do leve desconforto à agonia; podendo resultar da estimulação do nervo em decorrência de lesão, doença ou distúrbio emocional. É uma experiência complexa que envolve o estímulo de algo nocivo e as respostas fisiológicas e emocionais a um fato ocorrido.”

Preste atenção: Ninguém quer sentir dores, jamais estarei disposto a isto, creio que nem tão pouco você, mas será que poderemos evitá-las? Obviamente que todos os cuidados a serem tomados, não evitarão as situações inesperadas e inevitáveis.
Sempre virão as dores das más notícias, dores de perdermos pessoas queridas, dores da nossa sensibilidade humana, pelas coisas tão indesejáveis e desastrosas que acontecem pelo mundo a fora, porém essas dores podem ser sanadas pelo bálsamo do Espírito em nossa alma, pela Sua visitação e o refrigério do Seu amor.
Enfim, esteja certo de uma coisa, qualquer dor que sentimos, nos faz prestar atenção da razão pela qual ela esteja acontecendo, nos despertando à tomarmos atitudes de resolver, eliminar o mal que a esteja manifestando. Mas, se você nada pode fazer para eliminá-las, significa que você não deve sustentar essas dores que podem eliminar você e acabar com o teu ânimo e vigor.
A descontrolada dor vai impedir suas forças para ajudar alguém. Portanto, busque se consolar com os sorrisos de gratidão de muitos que ainda serão consolados por você.
Será que você ainda não aprendeu que cedo ou tarde, a vida sempre nos ensina?
Tenha a maturidade de sofrer as dores do seu próprio descuido, do que sofrer pelos descuidos de outrem, evite as inúteis dores que só multiplicam sofrimentos e paralisam a vida.
Shalom!
Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário