Translate

sábado, 30 de agosto de 2014

A VISÃO E A CONVICÇÃO DE GALILEU

Pondo os pingos nos is...

Ao sair do tribunal após sua condenação, Galileu Galilei disse uma frase célebre: "Eppur si muove!", ou seja, "contudo, ela se move", referindo-se à Terra...
Foi um julgamento longo e atribulado... Ele fora condenado a abjurar publicamente as suas ideias e à prisão por tempo indefinido. Em 1633 foi declarado suspeito de heresia.
Quiseram parar uma teoria sobre a verdade, quiseram frear um cientista que afirmou que a terra é um globo que gira, mesmo condenado disse: “Contudo, ela se move”.
Sim, a terra e tudo sobre ela se move; ela gira em torno do sol, ela é visível em cada ângulo e movimento, porém uma verdade irrefutável, para um grande gênio, um fato conclusivo. De modo que condenado ou não, o mundo continua girando e nenhuma mente estagnada pode decidir o que seja o exato e o concreto.
Galileu Galilei considerado o pai da física matemática, foi responsável pela revolução na física e astronomia. Um cientista excepcional, chegou a combater a física na visão de Aristóteles argumentando que, a matemática deveria ser o fundamento das ciências exatas.
Em 1609, construiu um telescópio muito melhor que os existentes e explorou os céus como nunca fora feito antes. Além de estudar as constelações e a Via Láctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus. As descobertas foram publicadas em 1610 no livro “Mensageiro das Estrelas” (Siderus Nuntius).
Galileu, estava convencido de que o sistema não era uma simples hipótese e defender sua convicção era uma tarefa difícil. Contudo, em 1616, depois de Galileu ter pública e persistentemente ensinado o sistema coperniciano, as autoridades da Igreja proibiram-lhe de apresentar sua visão como se fosse uma teoria verdadeira, pois deveria apresentar sua análise como uma hipótese. Logo, ele tinha a liberdade de a comunicar, porém com a sua convicção reprimida.
A partir de suas descobertas astronômicas, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária ao dogma da Igreja, inevitavelmente, o brilhante cientista narrava com entusiasmo longe de suposições e hipóteses, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar suas idéias, descobertas e convicções publicamente. Foi banido para uma vila de Arcetri, perto de Florença, onde viveu em um regime semelhante à prisão domiciliar.
Em 8 de janeiro de 1642 ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Absurdamente passaram-se três séculos, a mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983. Triste, não?!

Há quem se conforma com a meia resposta das coisas ou que prefira ter uma tradução em suas próprias considerações, somando uma coisa com a outra e chegando a um veredicto de sua opinião.
E exatamente assim, vamos trilhando por essas estradas que se cruzam e se misturam, mesmo em direções divergentes de óticas, pois esse é o resultando em um mundo polêmico, com uma cultura abstrata e de filosofias inteligentemente racionais, opiniões distintas, porém cheias de reticências, calculadas por reflexões da lógica e do óbvio, segundo as interpretações individuais. Sem contar que, tais leituras, são com base nas reações temperamentais. Por exemplo: O colérico tem uma tradução diferente do fleumático, ao passo que o sanguíneo, viu tudo em discordância com o melancólico. Cada um faz a consideração pessoal das complexas situações, de acordo com os sentidos, de modo que chegam particularmente a definições concretas, mas lamentavelmente, divergentes, vistas pelos seus ângulos e nenhum desses intérpretes está disposto a abrir mão de sua razão e veredicto.
Sim, cada qual defenderá a sua opinião dentro de sua compreensão, ainda que limitada, obviamente.
Assim, sustentamos a desigualdade, a religiosidade com traduções e idéias questionáveis, nos dividimos pelas literaturas, mergulhamos num mundo competitivo ou em arenas... Somos divididos e dispersos, somos inimigos culturais, filosóficos, heréticos, partidários, futebolísticos, tribais ou patinhos feios sofrendo bullyings.
Procure fazer o bem a você mesmo, use a matemática racional das coisas reais. Encontre a resposta das equações atribuladas da vida; Descubra as verdades e as defenda a favor das edificações, e com a própria vida; ponha os pingos nos is, lute contra a ignorância, contra a prisão da cegueira do mundo obscuro e também contra a mente insana, vazia da luz da sabedoria e da noção das virtudes.
Evite ter respostas na boca, sem a visão do conhecimento; evite improvisar conhecimento sem a resposta na alma. Abra mão das opiniões pessoais calculadas e busque absorver as revelações em seu íntimo, pela ótica de Deus. Ele é real, sua criação é real, tudo ao redor é real. Tanto as cores, como os movimentos e sons, são reais. Cabe a tua simplicidade e boa vontade, ver, ouvir e compreender os sentidos e significados de cada coisa.
Veja que frase importante e impressionante que o sábio cientista deixou como herança para os alunos e pensadores:
“A Matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o Universo.” Galileu Galilei

Então... Prossiga com os olhos abertos e siga defendendo suas convicções. ok?
Shalom!
Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário