Translate

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Quatro Estações

Sem dúvida, cada manhã nos inspira a renovação das coisas. Acreditando muito nisso, mesmo que tudo permaneça do mesmo jeito, com as mesmas cores, formas, barulhos, conteúdos etc... De qualquer modo, as coisas podem mudar neste mundo transitório. Sim, tudo muda, tudo acaba passando pelo processo, tanto de envelhecimento, como de renovação.
A rotina da natureza é assim, pois as quatro estações nos revelam isso. O belo sol do verão com brilho e resplendor pelo imenso céu azul; em seguida o Outono, o tempo que começa a se fechar, amarelando as folhas; depois o tempo frio do Inverno que provoca a migração dos pássaros e animais para terras distantes e lugares aquecidos; seguido posteriormente pela linda Primavera desabrochando as flores nos campos, nos belos jardins, revelando assim uma natureza linda, viva, perfumada e cheia de cores.
Nessa transição, sob o céu de Deus condicionado a essas mutações, nos deparamos também com a natureza humana movida com as emoções, sempre limitadas e condicionadas ao tempo, às coisas ao redor, as circunstâncias da vida, sejam boas ou ruins, causarão reações diferenciadas em cada indivíduo.
Os problemas de cada um podem ser os mesmos, mas cada um reagirá segundo o seu temperamento, seja sangüíneo, colérico, melancólico ou fleumático, sem dúvida, as decisões e reações serão de acordo com o psicológico de cada um... Bem o que quero dizer é que, todas as coisas passam pelo processo de mudança, exatamente como a mudança das estações e nós não devemos ser escravos de nossa mesmice, pelo nosso temperamento com reações negativas, quando na verdade tudo pode mudar. Se hoje o sol da tribulação queima a minha cachola, amanhã terei uma refrescante sombra, se hoje o tempo está fechado, amanhã verei o desabrochar das lindas flores. Precisa mudar a forma de pensar e reagir às situações... Já dizia Raul Seixas em sua canção: “Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”
Não deseje mudanças erradas, instigadas pela sua intolerância... Não pense em se mudar de lugar, por não gostar do ambiente, mas mude o ambiente para que se agrade do lugar; Não pense em mudar as amizades por diferenças, mas conquiste a igualdade. Não pense em mudar as coisas sem antes pensar na mudança de si mesmo. Pode ser que não goste do sol, quando ele é necessário, pode ser que não goste da chuva, quando sempre será indispensável, se não gosta do sol ou de chuva, precisa mudar de planeta... Nasceu em um mundo errado ou nasceu errado no mundo... Cheguemos a um denominador:
Do que na verdade cada individuo precisa, é se mudar ou mudar-se?
Então desfrute dessa reflexão com grandes mudanças dentro de você.
Deus te abençoe!
Shalom!
Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário