Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2022

A importância do diálogo para a saúde emocional e harmonia familiar.

 


Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; (1 Tm. 6:18)

Entendemos que a saúde emocional é indispensável para o equilíbrio de nossas funções psicológicas, todo indivíduo que anda saudável emocionalmente, tem controle e gerenciamento de suas emoções e consegue evitar o distúrbio emocional e as reações incoerentes. 

E no que tange ao zelo de sua casa e de seus entes queridos? Como fazer para organizar e estabelecer um firme alicerce na construção da família? Não tenha apenas a intenção de arrumar a casa, seja comunicável, não se esqueça que o mundo (era uma terra sem forma e vazia) foi feito e organizado pela Palavra: E disse Deus: Haja Luz e houve luz. (Gênesis 1:3)

Uma vez que estamos vivendo num período problemático, de um mundo em desordem e decadência moral, sem expectativa alguma de melhora, precisamos andar na contra mão desse sistema de corrupção geral e evitar a perdição, segundo o alerta que Cristo nos deu, pois ele disse que o povo andava despreocupado, levando a vida normal, até que aconteceu o inesperado. Está escrito: Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. (Lucas 17:27)

 É importante notar que, muito embora a corrupção e a iniquidade se alastrassem pela face da terra, contudo, o povo estava se acostumando com todo tipo de violência e maldade, com todas as práticas levianas e certamente os valores humanos sendo banalizados e extintos. Leia Genesis 6:5.

Sem dúvida, estamos passando pelo mesmo processo nos tempos atuais, onde a vida perdeu o seu real valor e a proposta da eternidade e salvação, para muitos, parece não fazer sentido algum. O quadro panorâmico do mundo moderno tem sido esse, de uma vida cética, sem compaixão, sem temor, sem fé, sem renúncia e sem amor.

Graças a Deus, ainda há sentimentos como, força e inspiração sobre a primeira instituição de Deus, que se chama, FAMÍLIA. Se a sociedade não está pior é porque as famílias estabelecidas por Deus, edificadas pelos princípios bíblicos, tem sido o sustentáculo do mundo. Está Escrito: Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, (Efésios 3:15). Porém, ninguém se engane, porque o diabo investe pesado com todo tipo de entretenimento no mundo, para distrair o povo de Deus e minar a força e a consagração dos filhos dessa geração.

Entretenimentos e distrações, tem sido a forma mais eficaz do destruidor para dispersar a nossa família. Por esta razão, mais do que nunca, precisamos dessa saúde emocional, além de uma vida de dedicação na evangelização e aos cultos da igreja, precisamos está atentos aos sintomas negativos, de enfermidades emocionais de alguém em nossa casa. Por exemplo: Ouvi dizer que um casal, cuja filha era única, dava a ela todo amor e atenção possível, a vida transcorria normalmente, pois ela estudava, frequentava academia, saia de vez em quando com amigas de confiança que os pais conheciam; enfim, tudo bem, tudo normal. Até que um dia a menina de apenas 22 anos estava morta de overdose no banheiro de sua casa... Os pais dedicados com muitos compromissos, acharam que todo o ensinamento que haviam passado para a filha, fora suficiente para ela driblar os problemas com inteligência. Consideraram que todas as teorias aplicadas, estavam vivas e ativas na mente da pobre coitada. No entanto, lhe faltava atenção, abraços, diálogo, amparo e amor prático, que seria capaz de evitar essa terrível tragédia. 

A jovem estava em depressão, trancada no seu silêncio, se sentindo abandonada, decepcionada com seu ex-namorado que a trocou por sua amiga, resolveu usar drogas para aliviar a dor e o vazio existencial; sem querer compartilhar com seus pais, já que tinham muitos compromissos e até a própria casa era extensão dos trabalhos de cada um. A tristeza lhe consumia, a falta de apetite foi encarada pelos pais como uma possível dieta da jovem, mas nunca fora questionada, a sua desmotivação, foi interpretada como cansaço de sua dedicação na faculdade e academia, mas nunca fora questionada, seu silêncio no quarto, foi visto como momento de concentração nos estudos, pelas fases difíceis da faculdade, pois ela fazia engenharia, mas nunca fora questionada.

O que os pais nunca souberam acima de tudo, é que, a comunicação com atenção afetiva, é o melhor remédio para evitar as doenças emocionais e a fatalidade numa família.

E você, tem conversado com todos de sua casa ou o seu desejo de conquistar o mundo está em primeiro lugar?

Pense nisso.

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário