Translate

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Feminilidade X Feminismo


 FEMINILIDADE E FEMINISMO, ONDE ESTÃO AS VIRTUDES E ONDE MORA O PERIGO?

A desinformação sobre o papel da mulher e da sua real importância, como inspiração e força auxiliadora do homem, na multiplicação organizada da humanidade, tem proporcionado alguns agravantes no confuso mundo moderno. Vejamos: No mundo feminino, existe uma diferença entre feminilidade e o feminismo. 

Feminilidade é e sempre foi de grande benefício para a sociedade, pois indiscutivelmente, a virtude feminina é a base familiar, que por sua vez, consideramos como o sustentáculo da sociedade. Toda mulher é naturalmente eficiente, na administração e organização do lar, ao passo que, o sentimento feminista é um sentimento perigoso para as mulheres, no que tange a sua ânsia de independência, autossuficiência, autoritarismo. 

FEMINILIDADE …o “dade” de feminilidade. Observando o sufixo, outro muito similar é o “dade”de, humanidade, naturalidade, masculinidade e, também, feminilidade!

O sufixo “dade” significa uma qualidade de alguma coisa. Assim, a feminilidade, em antropologia, é a qualidade que se refere às características e comportamentos associados ou apropriados a mulheres. Ainda que possa variar um pouco de uma cultura para outra, na média a biologia determina instintivamente esses traços socialmente adquiridos e às características sexuais secundárias. 

A feminilidade é a qualidade de quem é mulher agindo de acordo com sua própria natureza feminina biológica e social. Feminilidade, trata-se dos atributos e virtudes da mulher, já o Feminismo, trata-se dos sentidos da mulher priorizando sua independência e autoridade, atropelando assim, os sentimentos normais de sua natureza. 

Mas afinal, quem é a mulher que não quer ser livre? Qual mulher pensa em trilhar com um homem dominador e levar uma vida difícil, cheia de obrigações e abstinências? Qual a mulher que não quer ser dona do seu nariz, e viver sem ter que dar satisfação, pra onde vai e de onde veio? Sim, quem não gosta da sensação de liberdade? Acontece que isso vale para os dois lados, independente de sexo, ninguém quer se sentir aprisionado por obrigações, sem a devida liberdade. Todos buscam escapar do autoritarismo e da opressão. Infelizmente o machismo existe e o feminismo também existe. São sentimentos que duelam entre si, querendo controlar o companheiro ou companheira, a quem se deve partilhar o amor, o respeito e a atenção.

Se o verdadeiro sentimento da mulher é o uso da feminilidade, por que existe o feminismo? Na história da trajetória da mulher, vamos nos deparar com ações dominantes, onde o machismo, sempre procurou impedir a projeção da mulher na sociedade e aos exercícios importantes em áreas políticas, governamentais, empresariais, educacionais e até eclesiásticas. Contudo, a mulher varonil, lutadora, determinada, inteligente, mostrou a sua capacidade nas construções e organizações em quase todas as áreas que exigiram administrações de excelência. De fato, a mulher tem a competência e mais habilidade administrativa do que os homens. Mesmo assim, se sentem realizadas quando além dessas tarefas, podem se sentir mulher, cuidando de seus filhos e dando atenção a seu marido. Pode se dizer que ser mulher não é tarefa fácil, mas deixar de ser mulher seria alimentar uma natureza improvisada e desconfortável. 

FEMINISMO - Em primeiro lugar, vamos analisar o termo, ISMO de feminismo, trata-se de um sufixo que aponta para uma ideia aderida à movimentos, ideológicos e políticos e tudo que subtenda à um panorama de práticas coletivas tanto orquestradas como concebidas popularmente. Por exemplo: e encontramos o ismo no Marxismo, Comunismo, Nazismo, machismo, vandalismo, racismo, etc... Porém o sufixo dade de verdade, qualidade, naturalidade, está longe do ismo. Logo, o feminismo é identificado como um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens, mas que na verdade, se trata de uma rejeição a verdade e a naturalidade, acabou sendo uma guerra contra os homens e às próprias mulheres sensatas. O Feminismo, pela perspectiva de um conjunto de atitudes no sentido de sobrepor a mulher ao homem. Primeiro, num antagonismo antropológico e, depois, buscando eliminar as diferenças entre homens e mulheres, promovendo uma “guerra dos sexos”. O sexo oposto já não mais passa a ser visto como complementar, e sim “inimigos” bio-psico-social-econômico-afetivo. 

O movimento feminista teve papel importante na luta dos direitos da mulher na sociedade, mas foi sendo contaminado ideologicamente ao longo de sua história. O feminismo, ou movimento feminista, foi criando na mulher uma autossuficiência, como se ela não precisasse do homem nem para ter filhos; mas nós sabemos que a grande desgraça da autossuficiência é que ela fecha a pessoa para o amor e a um convívio saudável. Enfim, que todo o mal do ismo seja lançado ao mais profundo abismo. Que toda mulher virtuosa fuja do feminismo.

A Bíblia repreende o machismo e o feminismo: 

“Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Galatas 3:28)

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário