Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Harmonia Social é possível com diferenças partidárias e ideológicas


 
E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz. (Jeremias 29:7)

A razão deste debate com o tema apresentado, é para que haja conscientização  geral de nosso povo, sobre a importância de paz, unidade e amor em nossa pátria, na família, no local de trabalho, em nossa igreja, etc. Está escrito: Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco. 2 Coríntios 13:11. 

É importante entendermos que defender a pátria não é a ânsia de possuir e dominar o território, mas valorizar os que ali nascem e habitam. O amor, o afeto e o respeito às diferenças, a gratidão pela vida e pelo abençoada pátria, nos fazem verdadeiros patriotas. Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; (1 Timóteo 2:1,2)

O Brasil nesses últimos dias passa por um período tenso, onde as opiniões influenciadas por recalques e divergências ideológicas, se mostram nas ofensas e acusações contra o atual governo.

Ainda que a eleição já tenha acontecido, opositores permanecem com o espírito competitivo, na resistência com ações antidemocráticas. Contudo, a maioria dos brasileiros tem grande expectativa de que, tudo dê certo e o Brasil consiga ter um destaque mundial, em matéria de progresso entre as grandes potências, com desenvolvimento e prosperidade.

Só que estamos enfrentando um gravíssimo problema, que pode prejudicar seriamente o tão esperado futuro de ordem e progresso deste país. Temos pessoas vivendo declaradamente a favor do socialismo e comunismo, estão decididos a serem oposição e ao discurso do ódio, condicionados a enxergar o presidente como, fascista, machista, homo fóbico, ditador e até como corrupto.

Não podemos agir arbitrariamente contra uma liderança eleita, pela questão ética, racional, democrática, moral e sobretudo, pela postura cristã. Devemos sempre apoiar e orar pelos governantes para que tenham êxito na grande missão no tocante a restauração dos valores morais, a reforma educacional nas universidades, a segurança nacional, a justiça social, reconstrução da economia e o fim da maldita corrupção que roubou os cofres públicos e sabotou a economia do país com a sujeira de propinas, e tantos desvios de verbas para o exterior.

Tristemente, temos pessoas com ódio no coração pelo semelhante prejudicado pela opção partidária, vivendo sem a compaixão pelo sofrimento alheio, sem a verdade que liberta; sem o desejo de justiça e sem busca de paz, de modo que será impossível a harmonia em qualquer ambiente, principalmente em uma nação inteira. Mas está escrito: A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. (Sl. 85:10)

Como pessoas do bem que prezam pela paz e harmonia em nossa terra, temos as recomendações bíblicas que dizem: 

Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. (1 Timóteo 2:8)

Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal. (Provérbios 3:30)

E sobre aqueles que gostam de alimentar as revoltas populares, ajudando ainda mais na divisão dos amigos com opiniões divergentes, a Bíblia diz: Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda. (Provérbios 26:20) Rejeite as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. (2 Tim. 2:23) O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos. (Provérbios 16:28) Enfim, está escrito: No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria. (Provérbios 12:20) 

Quem respira o ódio, vive iracundo, não tem alegria, mas antes amaldiçoa e se volta contra os próprios amigos, esteja certo de que essa pessoa diverge e contende com a outra, está defendendo um convívio desordeiro e equivocado. Em matéria de paz e harmonia, a Bíblia é a sua melhor resposta, mas não esqueça que, Harmonia Social é exatamente o que as próprias palavras dizem, ausência de conflitos em uma sociedade. 

E o Deus de paz seja com todos vós. Amém. (Romanos 15:33)

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário