Translate

sexta-feira, 3 de junho de 2022

O que fazer para que o avivamento aconteça na minha igreja?



Não existe momento mais precioso em um local de adoração, como aquele em que a atmosfera fica cheia do poder majestoso de Deus, envolvente, aquecendo os corações com seu amor, regozijo e quebrantamento para o sincero arrependimento, inspirando vidas às proezas... As lágrimas descem, as mãos se levantam querendo tocar o céu, todo silêncio se rompe pelos brados de gratidão, pela vida e certeza da salvação. 

Tal avivamento é a manifestação mais prazerosa que a igreja pode receber em seu momento de oração e satisfação, pela inspirada pregação da autêntica Palavra, sob a profunda inspiração do Espírito Santo. Avivamento é uma renovação espiritual, que fortalece os ânimos, desperta a alma e revigora o corpo, eliminando o estado de estagnação e inércia, mergulhando os agraciados a uma vida de ousadia e miraculosas conquistas.

Avivamentos não são meras manifestações, onde uns se alegram, pulam, gritam, ao passo que outros não sentem nada ; avivamento tão pouco, são momentos dos sensacionalismos, onde o púlpito vira um palco e o pregador um curandeiro de dores de cabeça, ou um mágico espetacular, fazendo o dinheiro desaparecer do seu bolso e aparecer no gazofilácio... Avivamento é a resposta de Deus de II Cronicas 7:14 que diz: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. “

Avivamento é a resposta daquela oração de Habacuque 3:2 que diz: “Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.”

Observe que o profeta Habacuque disse: Aviva a tua obra no meio dos anos e faze-a conhecida. Significa que, o impacto de um avivamento, tem repercussão ampla, histórica e geográfica e não somente limitada a um culto de irmãos dizendo em todo tempo: Onde estiverem dois ou três, Jesus está presente... Se contentam até Jesus voltar?

Na história dos avivamentos, já aconteceram em muitos lugares, desperta mentos significativos, elucidando homens a sentimentos de temor a Deus e compromisso com o Seu reino. Os cristãos com inconfundível presença santa de Deus se reconciliam e reverenciam o Seu poder, paralelamente, o que é pecador têm uma percepção consciente da presença de Deus e de sua própria pecaminosidade. 

O resultado do verdadeiro avivamento sempre tem um impacto na sociedade. Historiadores como William Lecky disseram que o avivamento liderado pelo John Wesley no século dezoito ajudou a Inglaterra evitar uma revolução sangrenta como aquela que assolou a França. Muitos avivamentos, como aqueles no país de Gales em 1905, Zaire em 1976 e Pensacola - Florida (EUA) em 1995, causaram uma diminuição perceptível nos índices de criminalidade nas suas comunidades. Outros avivamentos, como o Exército da Salvação liderado pelo William Booth no século 19, contribuíram com avanços sociais como a abolição do trabalho infantil e a prostituição infantil da Inglaterra, e inspiraram outros pioneiros como o Dr Thomas Barnado que trabalhou com as crianças de rua de Londres, resolvendo completamente o problema durante a sua vida.

John White, no seu livro "Quando o Espírito Vem com Poder" (ABU Editora, 1998) escreveu:

...O que temos chamado de avivamento pelos últimos trezentos anos representa um trabalho incomum do Espírito Santo, com as seguintes características:

Homens, mulheres e crianças, convertidos e não-convertidos, tomados por uma visão, tanto da santidade de Deus como da sua misericórdia, são despertados em grande número para o arrependimento, para a fé e para a adoração. O poder de Deus é manifestado em vidas humanas de forma que as regras da psicologia e da sociologia, não conseguem explicar adequadamente... Onde quer que o avivamento atinja proporções suficientes para causar um impacto nacional, reformas sociopolíticas são perpetradas no século seguinte. Dessa forma o reino de Cristo começa a ser exercitado sobre males de opressão e injustiça.

O que você acha?

1- Quando leio que a oração de um justo pode muito em seus efeitos, posso acreditar que através das minhas orações, pode acontecer um avivamento na minha igreja, independente dos meus pastores e líderes?

2- Quando lemos em Atos dos Apóstolos 2:2 que diz: E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. Daí por diante, vemos uma população impactada e curiosa sobre o que estava acontecendo e ao mesmo tempo se rendendo a verdade da pregação, posso considerar que esse foi o primeiro avivamento?

3- A oração do apóstolo Pedro em Atos 4 e o efeito da oração, posso interpretar tal acontecimento, como avivamento? 

E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. (Atos 4:31-33)

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário