Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Perdoe para o seu próprio bem



Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; (Lucas 6:37)

O ódio paralisa a vida; o amor a desata. O ódio confunde a vida; o amor a harmoniza. O ódio escurece a vida; o amor a ilumina”

Martin Luther King Jr

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.  (Romanos 12:21)

O pequeno Juca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa.

Seu pai, indo fazer alguns serviços na horta, viu a cena e chamou o menino para uma conversa.

Juca, antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:

- Pai, estou com muita raiva. O Beto não devia ter feito isso comigo... Desejo tudo de ruim pra ele... 

Seu pai, um homem cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho. ... "Ele me humilhou na frente dos meus amigos. Queria que ele ficasse doente sem poder ir à escola."

O pai foi até uma poça de lama barrenta. Juntou barro e pôs num balde e levou para o quintal e o menino o acompanhou.

Juca vê o balde e antes mesmo que pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:

- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o Beto e cada pedaço de barro é um mau pensamento teu contra ele... Quero que jogue todo o barro que está no balde, naquela camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal estava longe do menino, de modo que, poucos pedaços acertavam o alvo.

Uma hora depois o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:

- Filho como se sente agora?

- Estou cansado mas estou alegre, porque acertei muitos pedaços de barro na camisa.

O pai olha para o menino, que estava sem entender a razão de tudo aquilo, e carinhosamente lhe fala: " Vem comigo até ao meu quarto, vou lhe mostrar uma coisa..."

O menino foi colocado na frente de um grande espelho onde pôde ver seu corpo todo... Que susto! Só conseguia enxergar seus olhinhos espantados.

O pai, então lhe diz:

- Filho, você viu que a camisa quase não sujou; olhe só pra você. Pois bem, o mau que desejamos à alguém, é como o que aconteceu com você. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, os resíduos, as fuligens ficam sempre em nós mesmos. Quem deseja o mau para as pessoas, acaba se sujando com o mau que está nela... Entendeu?

Juca lacrimejando disse:  Papai eu não quero ser como o Beto...  Vou tomar um banho, botar a camisa de molho... pra tirar toda a raiva da camisa...

Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; (Romanos 12:17)

Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. (1 Pedro 3:8,9)


 Pr. Aroaldo de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário