Translate

terça-feira, 7 de junho de 2022

Algo além da janela!

 


Quando buscamos os erros das outras pessoas, o verdadeiro erro pode estar oculto em nossos próprios conceitos” Tsai Chih Chung

 Sim, há algo além da janela!

 Um casal, recém casado, mudou-se para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela, uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:

- Que lençóis sujos a nossa vizinha está pendurando no varal! Que horror, está precisando de um sabão novo... Deus me livre... Colocar uns lençóis imundos desse jeito pra todo mundo ver... É muita coragem.

O marido observou calado.

Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou outra vez com o marido:

- Aderbal, olha lá... De novo, a nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade com ela perguntaria se quer que eu a ensine a lavar as roupas! O que você acha?

Calado permanecia Aderbal sem nenhum comentário.

E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia sempre o mesmo discurso enquanto a vizinha pendurava seus lençóis no varal.

Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos, empolgada foi imediatamente dizer ao marido:

- Aderbal, veja, ela aprendeu a lavar as roupas. Será que a outra vizinha lhe ensinou? Porque eu não fiz nada...

O marido calmamente respondeu:

- Não meu bem, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!

É exatamente assim, tudo depende da janela através da qual observamos os fatos.

Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir; verifique seus próprios defeitos e limitações.

Quem conhece seus próprios erros está muito próximo de corrigi-los.

A verdade é que, quando buscamos ver os erros das outras pessoas, o verdadeiro erro pode estar escondido em nossa mente cauterizada.

Se você tem dificuldade com os defeitos alheios, primeiro olhe para janela da consciência do dever cristão e procure lavar a vidraça do respeito e do amor ao próximo.

Siga na pureza e não deixe o mal embaçar a sua visão.

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário