E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Quase todas as academias estão lotadas, pois muitas pessoas querem ser saudáveis e cuidar do corpo. É costume de muitas pessoas fazerem exames médicos anualmente, para verificar se está tudo bem com a sua saúde física. Religiosamente, a cada seis meses procuram ir ao dentista para verificar a saúde bucal. Mas e quanto a saúde emocional, como fazemos para checar ou melhorar?
Infelizmente observamos que as pessoas só vão ao psicólogo quando não estão bem emocionalmente. As pessoas se enganam ao pensar em procurar a psicoterapia só quando estão em momentos de dificuldades, em meio aos conflitos internos a um passo da depressão ou já estando com os pensamentos embaraçados; tristeza na alma e falta de apetite que abate a estrutura do corpo, ou apetite desordenado, por ansiedades e acabam entrando no caminho da obesidade.
A turma do mundo fashion, a sociedade que apela na aparência da excessiva vaidade e do glamour, precisa entender que, o ser humano não é só a composição de um corpo saudável, com porte atlético e acompanhado de uma boa estrutura dos bens que possui, pois não adianta ter uma boa condição financeira, possuir carros, casa, uma boa empresa e um saldo bancário invejável, sem boa mentalidade, com formações de valores e maturidade para o equilíbrio em todas as áreas da vida. Sem contar que, o mundo moderno mergulhado na inspiração da iniquidade, no comportamento de liberalismo, resistente aos preceitos bíblicos e alienando Deus; a tendência é vivenciar todo tipo de perturbações possíveis, pela ausência do Espírito Santo em suas vidas e falta da libertação pela Palavra da verdade que liberta.
Entendemos a saúde emocional como o equilíbrio de nossas funções psicológicas, podemos dizer que quem está saudável emocionalmente é aquele indivíduo que tem controle e gerenciamento de suas emoções e não possui nenhum distúrbio emocional.
Querendo ou não, todo ser humano precisa entender que, a Bíblia é o manual da vida e sem os princípios, as regras de Deus e sem a segurança debaixo de Suas promessas, a consequência da resistência a Sua verdade, é a maior estupidez que se pode cometer contra si mesmo.
Enfim, estamos vivendo um tempo em que genuíno amor, o afeto e o calor humano, se esfria por causa da multiplicação da iniquidade. Enquanto existir a opção por outros caminhos, sempre o final será trágico. Está escrito: Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. (Prov. 14:12)
Pr. Aroaldo de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário