Translate

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Como superar a rejeição em meio as dores na alma?

 






Está escrito: Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará. Deuteronômio 31:6

Quem consegue viver a vida lidando com, repúdio, aversão, abandono, antipatia, desamor, desdenho, desafeto  desprezo ou desamparo? Pois é assim que enfrentamos a vida, tanto sendo rejeitados muitas vezes, como também rejeitando, ainda que sem percepção de nosso egoísmo.

Um dos piores sentimentos que um ser humano pode sofrer excessivamente, chama-se rejeição. A dor é maior para quem é sensível na vida e principalmente quando já foi vítima de injustiças. 

A grande verdade é que, nenhum  ser foi criado para sofrer, mas infelizmente o sofrimento humano surgiu como consequência de sua escolha, o pecado, conforme está escrito: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. (Romanos 3:23)

A rejeição é tão insuportável, que sempre traz tristes consequências pelas reações humanas, muitas vezes irreparáveis. Com qualquer tipo de repulsa, o homem é capaz de manifestar comportamentos que revelam o seu temperamento e expõe a sua debilidade, melhor dizendo, suas feridas da alma, por traumas que geraram em em seus sentidos, agravos como complexos de inferioridade e de rejeição; podendo repercutir estragos no seu caráter. Ele pode reagir com tristeza e desestimulo, em meio a uma profunda depressão, até mesmo de modo  agressivo,  atacando quem o rejeita ou buscando se vingar de quem provoca a sua exclusão.

Na história da humanidade temos o primeiro registro de uma violência com morte, por causa da rejeição. Eram dois irmãos Caim e Abel, ambos com autonomia no ato da adoração, cada um do seu jeito, porém Deus se agradou de um e rejeitou o outro. Vejamos alguns detalhes:

E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. (Gênesis 4:3-5)

Quando lemos: ... E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante, notamos que o sentimento de rejeição na vida de Caim, foi muito forte e capaz de provocar uma reação completamente desprovida de afeto e proteção a vida. A rejeição pode bagunçar consideravelmente os sentidos de qualquer indivíduo, por isso requer que cada um de nós estejamos blindados pela palavra protetora de Deus, por isso temos a necessidade de que a verdade nos liberte. Disse Jesus: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17. Então perceberemos o valor desta verdade ao tomá-la como escudo e amparo, como descreveu o salmista: Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Salmos 91:4.

Dependendo do tipo de índole que tenha qualquer pessoa, suas reações na área da rejeição, poderão acarretar sofrimentos que a abatam, ou sofrimentos que a façam reagir violentamente. Outro triste problema que temos na sociedade por conta do sentimento de rejeição, são as mortes de mulheres que são violentamente assassinadas por homens que não aceitam o fim do relacionamento.  Quando se veem rejeitados, não suportam a ideia de serem substituídos por outros homens, de modo que a rejeição estimula a possessão e se mobiliza na obsessão para destruir que considera a situação mais inconcebível da sua vida, a REJEIÇÃO. 

Sobre tal sentimento de rejeição, muitas vezes pelo nosso estado de egocentrismo, sofremos por qualquer  gesto que denote algum desdenho ou incômodo de alguém e nunca percebemos quando temos algum comportamento de rejeição a alguém. O fato é que, se o sentimento de rejeição é ruim pra você, é também para alguém que você rejeita, seja com palavras, gestos, desatenção, ausência ou mesmo o abandono.

Vamos analisar o comportamento de Caim, ele matou por se sentir rejeitado por Deus, mas não percebeu que estava rejeitando o próprio irmão e brutalmente se fez um homicida. A rejeição é tão forte, que a vida é capaz de ser depreciada por este sentimento negativo. Por isso temos um índice de mortandade no mundo, estimulado pelo sentimento de desprezo, tanto para o homicídio dos violentos, como das mortes por suicídio dos que se entregam a profunda depressão por se sentirem desprezadas. Infelizmente, na estatística de mortes, temos o possessivo que mata e tira a própria vida e a única saída para vencer a rejeição é se amparar na grande salvação oferecida a todos pelo grande amor revelado de João 3:16.

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário