Translate

domingo, 12 de junho de 2022

Entre o otimismo e atitude, qual o melhor caminho na construção do futuro?



Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. (Eclesiastes 9:10). 

A expectativa otimista sobre o futuro, sempre existiu. Estamos sonhando com a felicidade desde quando começamos a vislumbrar situações e coisas melhores do que as que possuímos e vivenciamos. Sem dúvida, a felicidade teórica existe apoiada em sonhos, alimentada por esperanças e também motivada pelo otimismo, por  sua vez, baseado sempre em resultados positivos, enfim, o otimismo e esperança, dependente de trilhas favoráveis.

Otimismo não é possuir certeza, mas trata-se de uma esperança calculista de somas das experiências alheias. É como ouvir alguém dizer que estava em condições negativas, mas tudo mudou positivamente; alguém estava no buraco e agora está sobre uma montanha; alguém esta na sarjeta e agora é dono de uma empresa; alguém estava solitário e agora já está se casando... Com essas respostas, otimismo e esperança são inevitáveis. Aliás, a fé é bem diferente disso, pois não se apoia em sinais, em nenhuma evidência e em nenhum testemunho, por mais comovente que seja.

Diante de uma triste realidade nos dias atuais, percebemos a falta de fé na vida de muitos irmãos, inclusive irmãos de oração. Sem nenhum equívoco, observamos que a maioria das pessoas reclamam suas frustrações e boa parte, põe a culpa na crise ou em alguém, mas nunca assume que tenha sido a falta de atitude e desprendimento para construir o que se quer. Por exemplo: A fé de Elias fez com que ele, consertasse o altar, cavasse a valeta ao redor do sacrifício e enchesse a de água toda a valeta que escavou - Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.(1 Reis 18:30); a fé da mulher do fluxo de sangue, fez com que ela caminhasse sem força até tocar a orla das vestes de Jesus - Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. (Marcos 5:28); a fé de Pedro, fez com que ele jogasse a rede mais adiante - E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. (Lucas 5:5); a fé de Noé, fez com que ele construísse a Arca - Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro. Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. (Gênesis 6:16,17). É importante entendermos que a fé autêntica não trata-se de uma inércia sob expectativas, mas sim de ações e reações naquilo em que se acredita. Está escrito: Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age (Esdras 10:4).

MUDANÇA DE COMPORTAMENTOS, atitudes novas, mudança de hábitos, conversões genuínas, são atributos que realmente precisam ser reais na vida de muitas pessoas, pois que dizem ter muita fé, mas a cada fim de ano, mostram muitas reclamações, consequentemente, revelam a falta de fé no exercício cristão, se é que tenha existido algum exercício.

Para que tenhamos um novo tempo, um futuro de fato abençoado, precisamos trocar o entusiasmo da teoria de expectativas, arregaçar as mangas e colocar a mão no projeto que sonhamos e perceber o avanço e a conquista em cada esforço.

A indisposição tem sido um grande problema na sociedade e no mal costume dos homens, pois tudo na vida, exigisse esforços e boa vontade. Muitas vezes as pessoas sonhadoras não saem do pesadelo do sufoco devido a falta de iniciativa e atitudes, até para obedecer a Palavra de Deus, que todavia é amparar e fazer o bem. É importante entender que, fazendo o bem, há recompensa nisso. Está escrito: Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. (Provérbios 3:27) Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Salmos 37:3

• O pensamento positivo pode substituir a genuína fé que é demonstrada com atitude?

• Ser otimista é um exercício de fé ou a fé trata-se só de uma consequência da pregação e leitura bíblica?

Obs. Abraão considerado o pai da fé, quando jovem varonil, estava cheio de fé e otimismo que seria um grande pai, estava tão empolgado e otimista, que engravidou a Agar sua criada, consentido por Sara que certamente não queria frustrar o otimismo e entusiasmo de Abraão. Deus esvaziou o pai Abraão de toda a condição varonil, toda lógica humana esperançosa, para cumprir a sua promessa no campo da fé que exigiria de Abraão uma atitude anormal em sua velhice lançar a semente em sua mulher que além de idosa, era também estéril. Assim surgiu o fruto do milagre, por uma fé com atitude com a ausência total do otimismo.

Fé viva é a atitude convicta na construção do seu futuro. Deus nos conduza.

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário