Translate

terça-feira, 7 de junho de 2022

É possível ser um líder eficaz ignorando a ÉTICA CRISTÃ?

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. (I Pedro 4:11)

Saiba que a bíblia sagrada é o maior e mais completo manual de ética que existe. 

Será mesmo que o mundo precisa de homens despreparados para mudar uma sociedade decadente, moralmente em ruína?

O que é ÉTICA? Trata-se de um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. Um comportamento disciplinado e exemplar, pautado nas normas que sustentam vínculos, sem o risco de conflitar com o objetivo e propósito de um grupo, visando, equipe, organização e consciência. Portando, no que tange a ética cristã, traduzimos como um comportamento comprometido com as regras de Deus, conservando a postura do bom comportamento sem altivez e arrogância, rejeita toda influência da maldade e absorve a essência da Palavra, onde a sua vida em santidade, é a sua ética no dia a dia; prezando assim, pelo bom testemunho como verdadeiro discípulo de Cristo. Está escrito: Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; (1 Tessalonicenses 4:4)

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. (Tiago 1:21)

Uma coisa é exercer a liderança assumindo a vocação e obviamente, correspondendo os princípios éticos, dentro daquilo que evidencie uma verdadeira autoridade, que se ocupa com o ofício de amparar e conduzir pessoas e, a outra coisa, é a tentativa de se impor como líder, porém sendo resistido pelos liderados que detectam a sua limitação e total incapacidade... 

Ninguém merece um líder sem vocação, sem preparo e sem humildade! Não é verdade?!

Nos dias atuais percebemos as ações das lideranças, extremamente falhas e na sua maioria, ineficazes. Sejam pastores, empresários, chefes de departamentos, diretores ou até mesmo aquele patrão e patroa de empregados domésticos, exercem a autoridade com deficiências inadmissíveis; enfim, percebemos que grande parte das lideranças, até as que se dizem cristãs, atua com menos eficácia e produtividade em suas atividades. Acredita-se que a proposta da secularidade, desse mundo moralmente decadente, esteja afetando a sociedade de um modo geral, contagiando assim, até aos que outrora se diziam defensores da ética, mas que infelizmente a banalização dos reais valores, tem invalidado a teoria do bons costumes.

A falta da paciência, equilíbrio, respeito, fraternidade, honra, serenidade, humildade e todas as virtudes que sustentam um boa relação e convívio, tem proporcionado sérios problemas nos relacionamentos entre os vários grupos que compõem a sociedade. Sejam organizações eclesiásticas, empresariais, políticas e outras, jamais subsistirão sem o vigor da ética.

Infelizmente as lideranças despreparadas se destacam pelos maus frutos de seus comportamentos desprezíveis e até escândalos inconcebíveis, que afastam as pessoas, gerando o descrédito quanto a tudo aquilo que apregoam, ainda que sejam pregações de inconfundíveis verdades.

Tratando-se de chamado pastoral, um pastor divinamente vocacionado, preparado teologicamente e espiritualmente capacitado, não extrapola  os limites da ética, não dá asas a sua vaidade e vanglória. Ele jamais pensa em vantagens, contando com as desvantagens alheias, ou seja, ele não é competitivo, pretensioso, sem afeto e sem cuidado para com o seu rebanho. Ele alimenta suas ovelhas nos pastos verdejantes, dando-lhes descanso e saciando-lhes a sede nas águas tranquilas; ele é o bom pastor trazendo refrigério a alma de cada ovelha. Seus ensinos e exemplo de vida, trazem consolo para todos que são guiados e orientados por ele. Pastores éticos, amáveis, atenciosos, mas também sérios e severos nas correções, por causa do zelo eclesiástico e para evitar a desordem no rebanho. Nunca o mundo precisou tanto de pastores éticos como nos dias atuais. Oremos para que nesta geração, Deus levante tais pastores em todos os continentes.

As perguntas são:

1- Um líder eclesiástico ético, deve se preocupar em multiplicar os integrantes na congregação, ou procurar investir na estrutura individual de cada membro? 

2- Um líder deve se importar com todas as ovelhas sem acepção, ou cuidar mais das que são fieis dizimistas?

3- Um pastor deve se empenhar mais a especular os problemas particulares de uma família, ou investir na educação bíblica para disciplinar coletivamente a igreja?

4- O sucesso de uma liderança ética, se revela em uma igreja bonita e ampla, ou através de uma família que cresce com amor, elo e satisfação?

 Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário