Translate

sexta-feira, 17 de junho de 2022

O Vestido Azul



Num bairro pobre em uma pequena cidade, morava uma garotinha de família humilde, ela transmitia alegria, comunicativa, inteligente e de um sorriso radiante.

Acontece que essa menina frequentava as aulas da escolinha local no mais lamentável estado: suas roupas estavam com os tecidos bem gastos e desbotados, de modo que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo.
Assim raciocinou o humilde mestre: "É uma pena que uma aluna tão encantadora, venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu possa comprar para ela aquele vestidinho azul que vi na vitrine de minha cidade. Imediatamente ligou para sua esposa, falou sobre a encantadora criança pobre e o quanto se parecia com a filhinha deles, quando pequenina. Pediu para que fosse até a loja e encomendasse o vestido, antes que alguém o comprasse, e assim foi..."
Quando a garotinha ganhou a roupa nova, sua mãe percebera que com aquele traje tão bonito, ela não podia continuar indo ao colégio sujinha como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes de suas aulas.

Ao fim de uma semana, disse o pai: "Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e ainda mais quando põe esse vestido azul, more num lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar um pouco a nossa casa, enquanto nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, e até plantar um jardim! E assim fez o pobre casal. 
Até que, a casa ficou muito melhor que todas as casas da rua e os vizinhos vendo a casa, se envergonharam e se puseram também a reformar suas residências.

Pouco a pouco, todo o bairro melhorava a olhos vistos, quando pela cidade passou um cidadão influente que, impressionado, disse: "É lamentável que essa gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo". E dali saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro. Posteriormente a cidade recebeu toda estrutura, iluminação, asfaltos e jardins nas praças. Passando por uma grande reforma e destaques no paisagismo.
E pensar que tudo começou com um vestido azul.
Não era intenção daquele inspirado professor, consertar toda a rua, nem criar um movimento que socorresse todo o bairro e iluminasse e valorizasse toda a cidade. Com o seu pequeno gesto, desencadeou toda aquela transformação.

Pode ser trabalhoso varrer toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada.
Pode ser difícil reconstruir uma cidade, mas é possível dar um vestido azul.
Aprendemos muito através da iniciativa de presentear alguém por reconhecer o seu devido valor. 
Que tal começar a construir a nossa nação, através de apreciar virtudes e dissolver o que seja indesejável? 
Abrir mão do egoísmo, da frieza e se dedicar a prática do bem.
E que tal você aceitar um vestido azul? 
Enfim, que encontremos motivos para sermos melhores, não exatamente pela beleza das aparências mas pelas virtudes que carregamos como coroa da criação de Deus, pois fomos criados belos, a sua imagem e semelhança. Valorize-se e se dê valor, buscando o ser melhor, não acima de alguém mas contagiando a todos para as melhorias simultâneas!
Mãos à obra!

 

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário