Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2022

A mudança da igreja conforme o mundo moderno, é atualização ou desvio?


Está escrito: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus
(Romanos 12:2). 

Quando lemos a cerca do que o apóstolo Paulo diz na carta aos Romanos, entendemos que não devemos está de acordo com a proposta do mundo, mas que antes de nos igualarmos ao mundo, ou estarmos conforme o mundo, devemos buscar a renovação do nosso entendimento... Noutras palavras:  “não devemos viver conformados com o mundo, mas ampliar a nossa visão e nos identificar e nos familiarizar com a vontade de Deus.

Desde que o mundo é mundo, o homem sempre buscou o seu próprio caminho e fazer as suas próprias escolhas,  esperando que Deus se agrade de seus desvios e suas criativas ideias. Por exemplo: Na história de Caim e Abel, observamos um triste episódio de uma relação estupidamente interrompida por razão de uma falta de adoração legítima, pois enquanto Abel procedia na sua invocação e oferta ao altar de Deus, conforme a tradição e o que aprendera de seus pais, Caim simplesmente  improvisou uma oferta ao Senhor como, um fruto da terra, ao passo que Abel seu irmão ofereceu ao Senhor os primogênitos das suas ovelhas. Genesis 4: 3-5. Infelizmente, como resultado de sua própria escolha, foi o fato de que Deus atentou para a oferta de Abel, de modo que, Caim muito se irou ao ponto de o próprio Deus questioná-lo: E o  Senhor disse a Caim: Por que te  iraste? E por que decaiu o teu semblante? (Genesis 4:6). 

O desfecho dessa história foi a primeira tragédia entre família, de um homicídio inconsequente, de uma manifestação competitiva por pura inveja.  E falou Caim com seu irmão Abel, e sucedeu que estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou. (Genesis 4:8)

Não é muito diferente nos dias de hoje, ver as igrejas da modernidade se levantando com as práticas, segundo a proposta da secularidade, descaracterizando as igrejas tradicionais e conservadoras dos princípios e bons costumes. Um dos exemplos mais notórios e incontestável é o da igreja dos que defendem a prática do relacionamento homo afetivo. O mundo apregoa a prática e determina que, qualquer indivíduo que seja contra, é homofóbico. A sociedade abraça a causa através de exaustivos discursos em mídias e manifestações fechadas com artistas de influencia global, autoridades, governantes, líderes religiosos e grande parte de professores gays, adeptos a prática. Nisto, além de denominações surgindo com essa proposta, outras estão abrindo mão de suas doutrinas conforme as escrituras e estão receptivas as novas ideias, por que não dizer ideologias fora dos princípios da exata escritura, a Palavra  de Deus.  E assim, estamos vendo Caim eliminando Abel nessa era, de um mundo cada vez mais insano. Enfim, o inovador na inspiração mundana matando o tradicional que teme ao Senhor.

O que dizer dessa declaração tão taxativa do apóstolo Tiago, que repreende a amizade com o mundo?  Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4: 4)

Obviamente uma igreja pode ser moderna, mas segundo o padrão aprazível a Deus, de uma renovação de entendimento, mas nunca, segundo o desvio do mundo. A medida que o tempo passa, as trevas vão ganhando terreno, suplantando os valores da moralidade, a sensibilidade e espiritualidade humana. Sim, a fé se extingue e o amor se esfria conforme a profecia bíblica... Está escrito: ... Quando porém, vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lucas 18:8) E também a respeito do amor da humanidade: E por se multiplicar  a iniquidade o amor de muitos se esfriará. (Mt. 24:12)

1 - Entre uma estratégia de uma programação especial para atrair pessoas à igreja, ou uma mudança doutrinária para a mesma finalidade, o que será mais correto fazer?

2 – Algumas denominações sofreram muitas mudanças, tanto nas vestes como no modo de cultuar, sem dúvida, certas mudanças foram positivas para algumas denominações, porém para outras, os resultados foram prejudiciais, de muitas perdas... A pergunta é: Uma denominação quando sofre perdas por algumas mudanças, procura agradar a Deus ou as pessoas?

3 – Se uma igreja sofre um crescimento apenas temporário, por razão de uma mudança, será melhor voltar ao que era antes ou continuar insistindo com o perfil alterado?

4 – A igreja de Cristo precisa ser moderna ou a mente deve ser mais esclarecida, crescida na graça e no conhecimento?

Para refletir:  O que funciona mais para o avanço e o crescimento da igreja, não é o marketing e a boa mídia, mas a oração e a boa mente, sim a mente de Cristo.  Entre a pregação motivacional com pronúncias envolventes recheadas de inteligência e uma pregação ungida e puramente inspirada pelo Espírito Santo, a que define a aprovação de Deus e a legitimidade da igreja, é a que o Espírito da verdade lhe proporciona.  A igreja viva da atualidade, nunca exclui o seu guia.

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário