Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Ecumenismo e suas contradições

Entre o Ecumenismo (encontro das religiões) e a união das denominações cristãs, o que de fato o mundo mais precisa?

Como o rebanho santificado, como o rebanho de Jerusalém nas suas solenidades, assim as cidades desertas se encherão de rebanhos de homens; e saberão que eu sou o Senhor. (Ezequiel 36:38)

Há muito tempo, cerca de vinte séculos atrás, a igreja primitiva exercia a plena unidade com base nas doutrinas de Cristo e dos apóstolos que, em nada divergia, pois havia plena sintonia com o Espírito Santo que se manifestou, segundo as profecias de Cristo, para guiar a igreja, inspirar, instruir e conduzir os seus discípulos com a revelação da verdade. Está escrito: Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade... (João 16:13). A igreja de Cristo era única, ainda que se expandindo sobre vários lugares, contudo, não perdia a sua essência e suas características doutrinárias e motivacionais, tão pouco o elo na comunhão, orações e o prazer da unidade. Está escrito: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2:42 . E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Atos 2:46 . A fascinante história da igreja cristã nos remete a uma responsabilidade enorme de pleitear pela unidade do corpo de Cristo, mesmo que estejamos divididos por divergências doutrinárias e até pelas práticas de usos e costumes. 

Há duas décadas aproximadamente, vivemos bem dispersos por razão das diferenças que persistiam entre nós. Por exemplo: O batista não aceitava o irmão pentecostal, o pentecostal considerava o batista frio; o presbiteriano era chamado de sorveteriano, ou defensor da predestinação; o presbiteriano considerava o pentecostal ignorante e sensacionalista, sem conhecimento algum da Bíblia. Enquanto o pentecostal não gostava do presbiteriano por causa do batismo de aspersão ... As irmãs da igreja Deus é amor competiam santidade com as assembleianas para ver quem tinha o traje mais adequado de crentes, com as saias mais longas e onde tinham mais irmãs de coques e de combinações. Não querendo exagerar, mas as irmãs mais antigas tomavam conta das mais novas para não depilarem as pernas e nem as axilas. A igreja da restauração só oravam cultuavam de véu e as congregacionais, só iniciavam o culto depois de haver ungido com óleo a cada membro presente...  Enfim, havia uma divisão grande entre as denominações e uma triste divisão destro de cada denominação.

 Jesus ao surgir no cenário mundial para mudar a história dos homens, sobretudo,  veio com a mensagem de unidade, do respeito, da compaixão e do amor incondicional. Na oração sacerdotal de Cristo, está bem claro que a intercessão ressalta a unidade e isso é inquestionável,  pois a súplica é para que os homens que sejam um. Está escrito: E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. João 17:22,23. A vontade de Deus sempre foi a de unir o seu povo e proporcionar a mais perfeita paz e harmonia, porém sem a verdadeira identificação com o Seu amor e o pleno reconhecimento de que Cristo Seu filho, é o único caminho para salvação da humanidade, essa unidade no meio ecumênico não é real e não tem valor algum.

O perigo do Ecumenismo:  Historicamente falando, O termo ecumenismo vem de ecumênico, palavra que por sua vez vem do grego oikoumene, e pode ser traduzida como mundo civilizado, mundo habitado ou civilização. O termo oikoumene vem da palavra oikos, que é traduzida como casa ou lar. No novo testamento, que foi originalmente escrito em grego, o termo ecumenismo aparece em varias passagens com o sentido de “todo o mundo”, “a Terra inteira”, ou referindo-se a um “mundo que está por vir”. Ou seja, a sociedade secreta, a Nova Ordem Mundial tem um plano do movimento ecumênico, onde o ajuntamento laico das religiões irão buscar a invalidação da verdadeira pregação que liberta, transforma e salva a humanidade. O ecumenismo cresce com a sugestão de paz e entendimento entre os religiosos, mas dará a igreja católica a supremacia como a igreja única, ainda que há séculos atrás tenha eliminado covardemente pelo menos 58 milhões de vidas através da dita santa Inquisição, onde inclusive até hoje, muitas igrejas católicas romanas, conservam crânios humanos como peças de decorações em seu porões ou como troféus de suas barbáries... É pra pensar...   

O movimento ecumênico percorre a trilha do engano e da sedução, pois o alvo de Satanás é confundir o maior número possível de crentes. Ele sabe o que a história eclesiástica comprova: a sedução é um meio mais eficaz de diluir e enfraquecer as convicções espirituais do que a perseguição. Em outras palavras: o cristianismo não precisa ser eliminado ou erradicado . Basta neutralizá-lo. Com a nova ideia globalizada de Deus, o cristianismo não desaparecerá, mas será esvaziado – ficando sem Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida.

Ecumenismo, representa movimentos para paz, tolerância e união entre as diversas religiões – católicos, protestantes, budistas, hinduístas, judeus, muçulmanos, etc. Porém a intenção maior é neutralizar o evangelho de Cristo.

Parte 01 - Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário