Translate

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Plantando Jabuticabeira



Um velho estava cuidando da planta com carinho, quando um jovem se aproximou e perguntou:

- Hei que planta é essa que o senhor está cuidando?
- É uma jabuticabeira respondeu o velho.
-Ela demora quanto tempo para dar fruto?
-Pelo menos uns quinze anos, informou o velho.
-E o senhor espera viver tanto tempo assim? indagou irônico, o rapaz.
- Não, não creio que viva tanto tempo, pois já estou no fim da jornada, disse o ancião.
- Então que vantagem leva com isso meu velho?
- Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticaba, se todos pensassem como você.....

Digamos que, plantar uma jabuticabeira significa semear o bem, não importa o tempo que leva essa semeadura do bem, pois o que mais importa é que toda semente possua vida e vigor para que produza frutos e bons frutos. Um dia alguém vai agradecer a alguém pelas coisas boas que deixou como exemplo de vida e pelas construções que favorecem a muitos e pelos ensinamentos no compartilhar de suas experiências. 
Assim como somos gratos por uma ponte construída, um edifício bem estruturado, uma organização bem planejada e bem sucedida. Sim, pelas coisas boas que perduram, ainda que os seus idealizadores não estejam mais por aqui. É assim que a vida precisa funcionar: Não importa o tempo, mas a plantação de jabuticaba, não pode acabar. “Às vezes, Investir no futuro requer abrir mão da presente visão egoísta.”
É preciso cuidar do futuro... Estamos caminhando para um futuro sombrio e duvidoso quanto aos reais valores humanos se dissolvendo diante das propostas imorais da modernidade.
Se refletirmos a respeito do que supostamente nos espera, indo um pouco mais além nesse trajeto da vida, rumo a idade adulta ou a fase idosa de nossa existência, vamos certamente nos atemorizar com a crescente violência e o gigantesco caos em nosso mundo. Não querendo dramatizar ou sensacionalizar uma triste realidade diante de todos nós, mas a verdade seja dita, caminhamos para um tempo, onde as cores da alegria se tornarão vermelha de feridas e sofrimentos e o cinza de destruições e ruínas. A triste realidade é que, nossos jovens estão sendo preparados através da mídia, absorvendo o mecanismo de uma sociedade moralmente decadente e corrompida, sem respeito à vida e as leis morais e divinas.
Quando analisamos o avanço tecnológico com muitos entretenimentos e os sofisticados games em 3d, de guerras, crimes, tiro ao alvo, etc. É impossível não notarmos que essa monstruosa fábrica de violências seja inofensiva e com mensagens subliminares, com intuito de preparar e treinar sutilmente, futuros sádicos e psicopatas para grandes destruições.
Plante uma jabuticabeira hoje, semeando ideias saudáveis, valorizar e regar as regras de Deus no que diz respeito a vida equilibrada; passar para os nossos filhos a proposta de maturidade através de nosso testemunho cristão e vida exemplar; educar nossas crianças e alertar os nossos jovens, sobre os perigos que estão sempre ao redor. 
Pode ser que eu não veja a jabuticaba de minha jabuticabeira, mas viverei sonhando com os frutos saudáveis das minhas semeaduras.

Pr. Aroaldo de Oliveira

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário