Translate

sábado, 11 de junho de 2022

Sem a renúncia imposta por Cristo é possível a salvação eterna?



Para ser salvo, preciso sim acreditar em Jesus, mas também devo me preocupar com uma vida de renúncia e perseverança, pois está escrito: E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. (Marcos 8:34)

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13

O apóstolo Paulo escreveu à Timóteo: Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3:14,15

Permanecer firme no alicerce do que se aprendeu através das Escrituras, mantendo-se sábio para salvação, foi a recomendação de Paulo a Timóteo. O mesmo apóstolo missionário e conselheiro disse: 

Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. (1 Coríntios 16:13) Também na segunda carta aos coríntios, Paulo disse, que o arrependimento que abate o homem com uma cobrança em sua consciência, é indispensável para a sua salvação, mas o remorso ou apenas o medo, sem convivência com Deus, não poderá salvá-lo: Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. (2 Coríntios 7:10). Logo, entendemos que somente pelo conhecimento da verdade, a permanente sujeição aos preceitos de Deus e o sincero arrependimento, são as reais garantias da salvação eterna na vida do homem.

Alguém disse: “UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE!” Essa é uma expressão que já levantou muita polêmica e dividiu muitas opiniões. Obviamente, trouxe um desconforte no convívio de muitos cristãos que de modo taxativo, traduzem: 

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37); Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, (Rom. 8:1) ; Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. (Romanos 8:33); Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.(Romanos 8:39). 

De fato, são verdades que não podem ser contestadas, porém uma verdade, não invalida outras verdades, mas que se tornam ensinamentos que se complementam para o bem daqueles que prezam pela sabedoria de uma vida conduzida pelo Espírito: Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. (Gálatas 6:8).

Muitos crentes apoiados mais na teologia da conveniência do que nos ensinamentos que podem transformá-los, acabam se perdendo em meio as tristes armadilhas que só servem para afastar e impedir a muitos de uma real trajetória ao caminho da salvação.

Divididos a respeito deste assunto relacionado a promessa de herdar o reino dos céus, confundimos o significado correto do caminho proposto a cada um de nós, no que tange ao Dom gratuito de Deus, que é a vida eterna através de Cristo. 

É importante traduzirmos com exatidão a palavra que diz: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23) e assim, entendemos que, para evitar essa remuneração da morte, precisamos nos esquivar do pecado, isso significa que, para adquirirmos a eternidade, não temos outra alternativa. Afinal, ninguém está disposto a rejeitar o dom gratuito de Deus do qual temos acesso pela fé em Jesus Cristo.

Precisamos entender que a eternidade é uma recompensa da obediência. 

Está escrito: Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? (1 Pedro 4:17); Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Efésios 5:5,6. 

É bom lembrar que, a desobediência não é e nunca foi um bom negócio, por isso abramos mão dela para continuarmos sendo autênticos herdeiros da eternidade: 

Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:3-7

Sem sombra de dúvida, Deus não faz acepção de pessoas e convida a todos para o caminho da salvação. Todos tem acesso, ainda que nem todos se importem com os reais procedimentos.  Sim a salvação se estende a toda humanidade. 

Está escrito: Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, (Tito 2:11) Não resta dúvida que a salvação é para todos, mas que infelizmente a rejeição do dom gratuito tem sido absurdamente grande nesses últimos dias. 

É lamentável que sempre haja um ser humano incapaz de absorver a essência da verdade que liberta e do caminho que pode salvá-lo, pois prefere viver com malícias, rejeitando princípios e querendo viver um cristianismo de maneira torpe, sem decência e santidade. Veja o que o apóstolo Paulo também escreveu a Tito: 

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. (Tito 1:15,16)

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, (2 Tessalonicenses 2:3)

 ARREPENDIMENTO, COMPROMISSO E RENÚNCIA (Santificação)

Quando João Batista batizava a multidão no rio Jordão, revelando o caminho da eternidade disse: Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo. (Lucas 3:8,9). 

Tais palavras proferidas por João Batista, descrevem a verdade a respeito da mudança pela rejeição do pecado, pelo arrependimento e aponta para uma vida de compromisso com Deus. É muito claro esse texto que esclarece bem a principal atitude para salvação, que é a de entregar a vida em dedicação aos bons frutos a serviço de Deus. Portanto valorize o dom gratuito de Deus arrependendo-se de seus pecados, obedecendo a Sua palavra e vivendo em santidade.

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário