Translate

domingo, 26 de junho de 2022

CONSTRUINDO PONTES



“O maior investimento de Deus, além de salvar o homem da perdição, é levá-lo ao conceito da amizade e fraternidade. ”

 Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. A primeira grande desavença em toda uma vida trabalhando unidos, e cuidando um do outro. Durante anos eles percorreram uma estrada, que seguia ao longo do rio para, ao final de cada dia, poderem atravessa-lo e desfrutar um da companhia do outro.

caminhavam com prazer mesmo cansados, pois se amavam. Mas agora tudo havia mudado. Devido um pequeno mal entendido que finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem na sua porta. Ao abri-la notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro na mão. "Estou procurando trabalho - disse ele. Talvez você tenha um pequeno serviço que eu possa executar."

- Sim, tenho um trabalho para você. Veja aquela fazenda além do riacho. É do meu irmão. Nós brigamos e não o suporto. Pegue aquelas madeiras no celeiro e construa uma cerca bem alta para que eu não precise mais vê-lo.

- Certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito - disse o carpinteiro.

Mostrou o carpinteiro o material e partiu para cidade.

O carpinteiro trabalhou durante todo aquele dia.

Ao anoitecer terminou sua obra. O fazendeiro ao chegar da viagem levou um susto, não havia cerca alguma. Em vez da cerca, havia uma ponte que ligava as duas margens do riacho.

Muito enfurecido o fazendeiro falou: " Seu atrevido construiu essa ponte após tudo que lhe contei?! No entanto, as surpresas não haviam terminado. Ao olhar novamente para a ponte, viu seu irmão aproximando-se da outra margem, correndo ao seu encontro.

Atônito, permaneceu imóvel, mas, de repente, num só impulso, correu na direção do outro e abraçaram-se chorando no meio da ponte.

O carpinteiro estava partindo quando o irmão que o contratou pediu-lhe emocionado:

- Espere! fique conosco mais alguns dias. E o homem respondeu:

- Eu adoraria ficar, mas, tenho muitas outras pontes para construir.

 Amizade sem barreira

E você, é capaz de construir sua própria ponte para se aproximar daqueles com os quais rompeu contato?

Há uma razão muito especial para que as pessoas façam parte do seu círculo de relação. Por isso, não busque isolar-se construindo cercas que impossibilitam a harmonia com as pessoas.

Construa pontes e busque caminhar na direção daqueles que, porventura, estejam distanciados de você. E se a ponte da relação está um pouco frágil, ou balançando por causa dos ventos da discórdia, fortaleça-a com os laços do entendimento e da verdadeira amizade. Agindo assim, você suprirá suas carências afetivas e encontrará a paz íntima que tanto deseja.

Como um bom cristão, não se esqueça da oração de Jesus em relação a união da humanidade: Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:21

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário