Translate

domingo, 26 de junho de 2022

Fofoca ou preocupação?


 
“Quem vive falando o mal da vida alheia, faz fofocas ou se preocupa?”

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (I Cor. 15:33)

Segundo o dicionário da língua portuguesa, FOFOCA significa: Dito maldoso; mexerico, disse me disse; afirmação não baseada em fatos concretos; especulação ou aquilo que é comentado em segredo sobre outrem.

Fofocas geralmente surgem de Pessoas mexeriqueiras sem afeto e sem respeito algum ao semelhante. Também conhecido como ti ti ti, a fofoca prolifera em meios pequenos, como, ambiente de trabalho, numa escola, pequenas cidades, mas que, o pior lugar para acontecer fofocas, é entre o povo da igreja, contrariando o lugar onde se busca paz, conforto espiritual e mudança de vida. 

Um dos objetivos daqueles que se fazem fofoqueiros, é difamar outras pessoas para se sentirem superiores e importantes. Sempre um fofoqueiro gosta de achar que é uma fonte importante de conhecimento, falando muitas vezes das falhas e momentos vergonhosos de outras pessoas, sem a autorização das mesmas em questão. O fato é que, mesmo quando uma pessoa não tem intenção de prejudicar outra, mas fala dela sem o seu consentimento, não deixará de ser fofoca, ainda que diga está preocupada com fulano, beltrano ou sicrano. 

Entre solicitar um pedido de oração, por uma situação difícil de uma pessoa e simplesmente propagar tal dificuldade, que não diz respeito as pessoas, há uma grande diferença. Por exemplo: Quando por consentimento de quem esteja em situação difícil, passando por uma necessidade desconfortável ou vexatória, deseja expor seus problemas em busca de uma intervenção divina, é bem diferente daquela que desabafou em segredo e apenas solicita por ajuda e orações.  

As vezes, involuntariamente alguns pastores cometem  gravíssimos erros, quando comentam no altar, assuntos de gabinete. Não precisa nem citar o nome de quem o procurou, basta mencionar o problema específico e pelo menos, meio dúzia de pessoas do convívio da tal pessoa que havia procurado o pastor, saberá de quem se trata. Certamente que o fofoqueiro vai perguntar a alguém:  De quem será que o pastor está falando? E se uma dessas pessoas tiver o dom de fofocar – DEUS ME LIVRE! Com certeza, vai denunciar a próxima vítima de seu fuxico. Sem contar que, o próprio indivíduo, alvo do comentário já está bastante desconsertado por qualquer comentário do seu problema, mesmo que no momento não tenha sido identificado.

Para muitas pessoas existe a noção que as mulheres são mais fofoqueiras que os homens, o que não é verdade. A fofoca é uma característica do ser humano, tanto homens como mulheres.

Infelizmente, aderimos essa maldição desde a queda de Adão, onde adquirimos a maldição da iniquidade ao comer do fruto que contaminou a natureza humana. 

É importante saber que a fofoca existe antes da criação da humanidade, pois antes de Lúcifer ter sido expulso do Reino de Deus, ele havia influenciado terça parte dos anjos, dos quais foram excluídos com ele. Está escrito:  E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra... (Apocalípse 12:4). Sem dúvida alguma, Deus não cometeria nenhuma arbitrariedade de expulsar os anjos que já não tivessem sido contaminados pela influência da difamação do Querubim que queria ser acima de Deus. Enfim, a inspiração da fofoca, tem a intenção ruim de desprezar e desfazer os valores que as pessoas possuem. Não esqueçamos que, todos possuímos boas virtudes e defeitos; erros e acertos; coisas boas e ruins, mas a fofoca deseja dar destaque somente aos agravantes. Chega a ser pior, quando mesmo não havendo defeito algum, inspirada na inveja, vai inventar defeitos com intuitos de destruição. Que Deus nos proteja da fofoca e dos fofoqueiros.

Pr.  Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário