Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Quando posso entender que realmente Deus está falando comigo?

 


Sempre alguém vem com aquela mania de dizer, Deus me falou isso, ou aquilo; Deus disse ao meu coração...  De outra forma, há quem diga: Deus se calou para mim, nunca mais ouvi Deus me falar algo. Porém, o maior problema, é quando alguém está a procura de profetas e profetizas, caçando alguém que exerce o dom profético e vive em total dependência de uma palavra audível, sem se importar com a Palavra escrita, por sua vez, poderosa, viva e eficaz,  exatamente por ter sido divinamente inspirada e pelo Espírito Santo com o propósito de nos vivificar e acrescentar-nos a fé e a plena convicção do Seu reino eternal.

Infelizmente, por falta de fé e por falta de oração, muitas pessoas estão entrando no campo da ansiedade, medo, incertezas e por que não dizer: PÂNICO e acabam mergulhado no mundo místico, fantasioso e sem nexo em relação a verdadeira identidade de Deus e de como de fato Ele age em relação as necessidades humanas.

O que mais o ser humano tem como necessidade na vida, além de tentar sobreviver, é ouvir a voz de Deus. O criador descia e conversava com o homem, passeavam no jardim e Adão era íntimo de dEle a tal ponto de ser outorgado pelo próprio Deus, a dar os nomes à todos os animais, sobre cada espécie, sim e o fez sem consultar. Teve toda a liberdade de chamar o animal pescoçudo de Girafa, o bocudo de hipopótamo, o outro bocudo de jacaré e o molengo de preguiça... e assim foi e ninguém se sentiu ofendido... Brincadeiras a parte... Tudo transcorria na mais perfeita ordem e em plena harmonia seguindo o fluir da voz do Criador e da intimidade do ser humano com Ele em plena sujeição e conexão. Até que, surgiu uma outra voz que não era de Deus, se fez ouvir à interferir o processo da eternidade e perfeição.

A voz da serpente

Satanás a antiga serpente, entrou no circuito indagando a Eva e a encantando com sugestões. Sim, uma outra voz que não era de Deus, se fez ouvir, pois surgiu para sabotar a perfeita criação e a vida humana.

Deus sempre nos procura e precisamos ouvi-lo

Visto o grande mal que acontecera sobre a vida humana, os primeiros amigos de Deus, o Senhor Deus e não o homem, procurou manter o diálogo. Deus passeia pelo jardim a procura do seu amigo, chamando pelo seu nome: Adão onde estás? Com tal ocorrido, vamos entender uma coisa, se existe alguém com dificuldade de ouvir Deus, é aquela pessoa que se põe atrás de uma moita do seu desconforto, a moita de sua consciência pesada de culpa. Infelizes daqueles que escutam muitas vozes, que não procedem da boca de Deus, mas as vozes sugestivas, da vaidade, da ambição, ganância e tudo que satisfaça o próprio ego.

Deus sempre está falando conosco e não existe métodos específicos para ouvir a voz de Deus, Ele nos fala de várias maneira, inclusive até o silêncio de Deus pode ser ouvido pelo nosso espírito, mas contudo, cabe a cada um de nós, a busca por sua presença e a confissão dos nossos pecados, evitando as moitas da iniquidade, que nos esconde d’Ele.

O agravante é quando se estabelece que só pela voz de um profeta, é que Deus fala aos homens, ou aqueles que acreditam que o que Deus tinha a dizer, já disse tudo através da sua Palavra (Escrituras Sagradas). Além da palavra escrita (logos) e das profecias bíblicas, Deus nos fala com clareza ao nosso espírito, com uma palavra direta ao nosso íntimo (Rhema). Cabe a cada um ser atento a Sua voz.

Deus fala e instrui Jonas, quando deu-lhe uma missão para Nínive e quando em Nínive, estava sob um sol causticante, Deus fala com ele através de uma aboboreira que murchou...

Deus fala com Elias, mas antes de Elias identificar a voz de Deus, outros barulhos se fizeram e a voz de Deus não estava em tais barulhos, porém a voz mansa de Deus fora identificada.

Estejamos com os ouvidos espirituais aguçados para ouvir Deus nos falar.

PARTE  2

Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi.  (Is. 55:3)

 Conforme fora mencionado no terceiro parágrafo, da parte 1, destacamos que, o que o ser humano tem como extrema necessidade na vida, além de tentar sobreviver, é de ouvir a voz de Deus. Sem o alcance da voz de Deus, todo homem anda perdido, sem vida, sem rumo e sem noção do futuro, sobrevivendo sob expectativas, caminhando sem a certeza do amanhã; se esforça sob a esperança, o otimismo e se sustem dentro de um padrão de inteligência, mas não tem o fundamento da fé, pois está escrito: Porque a fé vem por ouvir a palavra de Deus. (Rom. 10:17)

Sem a voz de Deus, todo ser humano caminha como ovelha desgarrada, desprovida dos devidos cuidados, que são com base nas promessas de Deus. Se está escrito que o povo perece por falta de conhecimento, isto significa que, quem não tem noção das diretrizes de Deus, vagueia em círculos, sem o devido êxito conforme os planos individuais e coletivos, determinados pelo regente da vida e Pai da criação.

Ao dizer: Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá... O Senhor Deus deixa claro para nós que, a vida depende dessa audição divina. Também está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. (Mat. 4:4) Não só dos recursos de sobrevivência como alimentos, bastam, mas é necessário a sustentabilidade da vida, através da voz de Deus, sim a palavra que sai da boca de Deus. Jesus quando foi tentado, usou tais verdades, se garantindo de que, se desse importância a voz do tentador, mataria a sua fome sim, porém invalidaria a poderosa voz de Deus que lhe sustenta, juntamente com todas as coisas.

As perguntas são: Quem fala mais alto ao teu coração quando atravessa uma dificuldade? A voz de Deus trazendo esperança, a voz da própria alma com desespero, ou a voz do adversário, dizendo: Se vira... Dá o seu jeito !?

Em meio ao perigo e situações indesejáveis, quem fala mais alto? A voz da promessa que consola ou a voz do medo que angustia? Está escrito: Isto é a minha consolação na minha angústia, que a tua promessa me vivifica. (Salmos 119:5)

O que o ser humano precisa entender, é que, tudo que Deus disse, tudo que já foi proferido e registrado nas escrituras sagradas, inclusive todo conteúdo de seus conselhos, regras e  promessas, são palavras vivas, verdadeiras, e poderosas para cumprir os intentos Dele sobre cada criatura, em caráter irrevogável. Deus é imutável em seu caráter e tudo que já disse e estabeleceu desde o princípio, não volta atrás. Todas as Suas palavras que, além de trazer a existência, tudo que nos é visível, palpável e que nos encanta com a gloria dos luminares em todo seu esplendor por todo o universo, é o nosso sustentáculo na terra e na eternidade. Glórias ao nome do Senhor! Portanto, Deus está falando conosco em todo tempo, através do que já disse e através do que queira dizer, baseado sempre no que já determinou; cabe a cada um de nós se apoderar dos seus princípios e promessas, tapar os ouvidos para as sugestões do adversário de Deus e evitar a voz da própria razão.

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário