Translate

sábado, 4 de junho de 2022

Como devo ler a Bíblia?


Como devo ler a Bíblia? 
Posso interpretá-la como eu quiser ou só pela revelação do Espírito Santo?

Nos últimos dias as heresias tem se multiplicado mediante a liberdade que se tem para a leitura e interpretação da Bíblia. Por causa de sua linguagem arcaica e das interpretações impressas, não fidedignas, de muitos trechos isolados, os achismos tem sido evidenciados pelos ensinamentos errôneos, descaracterizando e comprometendo o perfil apostólico e promovendo as divergências entre as denominações. Sem contar, a crescente obscuridade sobre as profecias do futuro.

Nos púlpitos, é possível usar o mesmo versículo com pregações temáticas bem diferentes em cada igreja. Isso é possível pela profundidade da riqueza e conhecimentos proveniente de Deus, mas no tocante as revelações proféticas, quando Deus quer dizer X, será que posso interpretar Y?

Tenho a liberdade de entender o que eu quiser e conduzir como eu bem entender? Posso inventar uma explicação bíblica com minhas próprias respostas? 

A grande verdade é que, a comunicação de Deus para nós, objetiva despertar, revelar, transformar a nossa mente e mudar o nosso rumo, levando-nos à sua maravilhosa luz, ou seja, um esclarecimento do verdadeiro sentido da vida, além de nos proporcionar uma vida de fé, amor e comunhão com Deus e com as pessoas.

Ler a Bíblia é investir na saúde da alma; é manter-se firmado nas Suas promessas, é viver esclarecido quanto ao desenrolar das profecias e sobretudo, ler a Bíblia, é trilhar no caminho da maturidade e se fortalecer na fé inabalável diante do Senhor.

Porém existe um agravante, onde o leitor pode se prejudicar, absorvendo fatalidades sobre a sua vida. Está escrito: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;" Apocalipse 22:18

Fomos instruídos que, pela Palavra de Deus temos vida. (Deuteronômio 8:3) - No deserto, tentado pelo adversário, Jesus o Verbo Vivo de Deus confirmando esta verdade, disse : Não só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus (Lc.4:4). 

A bíblia também diz: O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu voComo devo ler a Bíblia? s disse são espírito e vida (João 6:63). 

A Palavra pode regenerar e recriar em você um novo homem como disse o apóstolo Pedro: Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre (1 Pedro 1:23). 

Logo entendemos que, a Palavra de Deus nos alimenta, nos vivifica e nos regenera. Ela é capaz de gerar um novo ser em cada um de nós, a medida em que buscamos a luz da revelação bíblica pelo Espírito Santo. 

Quando nos empenhamos a buscar o Senhor no exercício de ler e meditar na Sua Palavra, nos deparamos com os incríveis resultados de profundas experiências que nos envolvem cada vez mais a conhecê-lo e a ouvi-lo. Sem contar que, nos tornamos tão convencidos e sensíveis as verdades bíblicas, que além de semearmos com dedicação e amor, influenciamos nossos familiares, amigos a se aproximarem do caminho. 

Sabemos que, enquanto o mundo caminha a passos largos para perdição e abismo, Jesus nos deu através de sua Palavra as devidas orientações para nos livrar do mal e da condenação, além de nos prometer a vida eterna, pois está escrito: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (João 5:39)

As Escrituras Sagradas, se trata da Palavra Viva que nos dá vida interior e nos levará a eternidade. 

Reconhecendo esta verdade, Pedro lhe disse: "Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (João 6:68) Que as nações possam dizer como disse Pedro.

A BIBLIA É O CAMINHO PARA O SOBRENATURAL

Disse Jesus: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mateus 22:29)

Antes de manifestar o poder sobrenatural sobre a vida de Josué, o mesmo que operou sobre a vida de Moisés, Deus lhe deu uma ordem: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." (Josué 1:8) 

Não existe obra, ministérios, missões, debaixo de grandes manifestações de milagres em nome de Jesus, sem o poder e a revelação da Palavra de Deus. O apóstolo Paulo chegou a dizer: "E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;" (1 Cor. 2:4). Deus te abençoe neste novo entendimento e te faça um verdadeiro leitor da Sua poderosa Palavra - o precioso manual da vida que se chama, Bíblia Sagrada... "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. " (1 Cor. 1:18)

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário