Translate

sábado, 18 de junho de 2022

Como evitar a violência doméstica, só a oração basta?

 


Saúde emocional X Violência Doméstica

Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca(insignificante), será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Mt. 5:22

Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Romanos 14:19

Nos dias atuais, no seio de nossa casa, nunca se fez  tão necessário, a SAÚDE EMOCIONAL, pois o sistema global vem se fechando num desenvolvimento tecnológico acelerado, com o mercado de entretenimentos sem limites, inclusive na produção de filmes com tendências de desajustes no comportamento padrão e salutar do ser humano, ou seja, desenhos e filmes desenvolvidos com mensagens subliminares e indutivas, capazes de incutir aos poucos uma nova mentalidade, capaz de substituir a razão consciente autônoma, por ideias fixas, só que, corrompidas e sabotadas por novas ideias associadas a modernidade, resistente a moral,  ao amor verdadeiro e aos princípios bíblicos. Tudo que hoje encanta, envolve e vira moda; faz parte de um plano maquiavélico para uma destruição futura. Não precisa de algum dom de discernimento para identificar a segunda intenção maligna desse mercado de insanidade, onde a morte é cortejada e o valor humano é transformado num escombro de lixo. Só não vê quem já foi comprado pelo sistema.

Vamos compreender o que é a saúde emocional e saber a razão pela qual o maligno tenta adoecer o homem e influenciá-lo a própria destruição:

Saúde Emocional

A saúde emocional é a capacidade lúcida de controlar e gerenciar as alterações de comportamento que influenciam nossas atividades cotidianas.

Temos a capacidade de detectar sentimentos que ocasionam falta de motivação, carência afetiva, objetivos pessoais e profissionais difusos, comportamentos apáticos e de ansiedade em meio às atividades diárias.

É fundamental identificar os problemas relacionados à saúde emocional e ter a capacidade de guiar suas atitudes para resolvê-los.

É imprescindível evitar desequilíbrios emocionais, pois a saúde emocional é tão importante para o funcionamento do corpo e da mente, que o desequilíbrio de suas funções pode levar ao esgotamento mental. Esse agravo é caracterizado pela exacerbação de emoções negativas, que podem se externar por meio de choros intensos, desabafos angustiantes, insônia ou agitação para dormir, irritabilidade, falta de paciência, dificuldade de concentração e o pior, reações agressivas e inconsequentes.

É exatamente aí que mora o perigo, pois a violência doméstica ao se manifestar, sempre terá sido pelo desequilíbrio emocional, na verdade, falta de saúde emocional, descontrole psicológico.

Há muito o que se dizer para definirmos o significado pleno de saúde emocional, mas é importante sobretudo, termos a seguinte avaliação: Saúde emocional plena "sentir-se em paz em relação ao seu passado, presente e futuro". Lembrar do passado com o desconforto da culpa, não é saudável... Corremos o risco de reações e comportamentos traumáticos, por situações mal resolvidas no passado. Conservar o medo, insegurança, pessimismo em qualquer ambiente no momento presente e com medo de se arriscar para o futuro, sem dúvida, a saúde emocional já está comprometida. Tenha a certeza de uma coisa, a Paz é a sua maior garantia de saúde da alma. Só depende de confiança e conexão com Deus. Está escrito: Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Isaías 26:3.

Vamos entender de uma coisa, a tua saúde emocional depende exclusivamente da saúde espiritual e isso só com o alimento saudável da Palavra de Deus e da sua conexão com Ele 24 horas.

Estatística da violência doméstica por conta do desequilíbrio emocional crescente no mundo.

Mais de 500 mulheres são vítimas de agressão física a cada hora no Brasil, aponta Datafolha

Pesquisa mostra que 9% das brasileiras relatam ter levado chutes, batidas ou empurrões no ano passado; índice sobe para 29% se forem contabilizadas as que sofreram agressões verbais. No entanto, 52% delas afirmam não ter feito nada após os atos, por causa do medo e das ameaças.

Pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgada no Dia Internacional da Mulher, mostra que, no ano passado, 503 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora no país. Isso representa 4,4 milhões de brasileiras (9% do total das maiores de 16 anos).

1 - A violência nos últimos dias tem sido mais frequente... Será por que os demônios estão soltos ou por que os homens estão presos no pecado?

2 - A bíblia diz: E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. (Mateus 10:2). Isto significa que não podemos interferir em casos específicos, por ser cumprimentos bíblicos?

3 - Está escrito: A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. (Gen. 6:11) Apesar de a terra ter passado pelo dilúvio, a crescente violência atual, tende a piorar e nos levar a um grande castigo de Deus?

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário