Translate

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Te conhecia só de ouvir falar...

 


VOCÊ CONHECE DEUS OU SOMENTE O QUE DIZEM SOBRE ELE?

QUEM É DEUS? Você o conhece? Ser religioso é o melhor caminho para conhecê-lo?

Te conhecia só de ouvir falar; mas agora os meus olhos te veem. (Jó 42:5)

Uma coisa é viver a vida se equilibrando na corda bamba de suposições a respeito de Deus, das indicações religiosas e literárias, obter um vasto conhecimento da teologia, até mesmo, apoiado numa ideia otimista acerca de um Deus poderoso que tudo pode; porém, outra coisa é viver sob a inspiração do Espírito Santo, vivendo uma experiência viva de sua existência com intimidade no dia a dia.

As especulações, os palpites e errôneas ideias sobre Deus, além de torná-lo enigmático e mais ainda indecifrável para a humanidade, faz com que cada indivíduo busque a sua própria concepção sobre Deus, se achando com autonomia de criar e improvisar um perfil e imagem, baseado nas informações limitadas que possuem.

Tal comportamento dessa criatura humana, nos faz lembrar do triste episódio no deserto, onde o povo apavorado com a demora de Moisés, criou o próprio Deus para adorar; fundindo um bezerro de ouro, Êxodo 32.

Quanto a nova aliança e o estabelecimento do tempo da graça por intermédio de Jesus, o verbo que se fez carne a habitou entre nós, veio ao mundo como declaração do incomensurável amor de Deus pela humanidade, como está escrito no evangelho de João 3:16... Porque Deus amou o mundo de tal maneira...

Disse Jesus: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. (João 15: 12,13)

Logo, a maior identificação de Deus com base em todo ensinamento de Jesus Cristo é o amor. De modo que os apóstolos seguem os seus passos dando evidência aos ensinos de Cristo, focando o amor. I Cor. 13,  Romanos 5:5, 8:35-39, 12:9, 13:10, Ef. 2:4 e 5, Ef. 3:19, Col. 1:13, Tiago 1:12, I João 2:5-11, 3:11-24, 4:7-13

Amados,  amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus (I João 4:7)

Há um triste equívoco na vida dos que são religiosos que se dedicam extremamente nas suas igrejas,  congregações, seitas e paróquias, além de defender suas denominações,  doutrinas,   e sistemas, acreditam que se tornaram conhecedores de Deus, por se verem ocupados, comprometidos e instruídos em seus seguimentos segundo suas ideologias.

No panorama mundial, a nossa história foi escrita com sangue, exatamente por este equívoco esmagador que se entranhou na vida dos religiosos, que se achavam portadores do conhecimento de Deus e que eram os superiores da terra, com o direito de destruir aos que se opunham as suas regras e práticas.

Como resultado de uma cegueira a cerca de Deus e o entendimento fechado nas práticas de seus rituais e reverência as suas regras e cegas doutrinas, o ser humano conseguiu subtrair o índice populacional da terra. Para se ter uma ideia, no período da chamada santa inquisição o mundo sofreu a perda de cerca de 58 Milhões de vidas, que foram tidas Omo hereges e bruxos, por se recusarem a professar a fé que não lhes era admitida, por resistência a idolatria e cobranças de impostos indevidos. Muitos foram queimados em fogueiras, decapitados,  torturados até a morte, enforcados e expostos a vergonha em praças públicas e destruídos com toda a família, sendo antes obrigados a assinarem termos de suas propriedades, repassando seus bens para o tal sistema religioso opressor da época.

Ainda hoje a história se repete, onde homens e mulheres bombas se misturam no meio da massa humana e antes de se explodirem com tudo, bradam: Alá é grande, Alá é grande! Acreditando que com tal gesto homicida estão garantindo um lugar no paraíso.

Lamentavelmente esses episódios absurdos na história mundial da religiosidade improvisada pelos homens, só trouxe mortes e destruição; seguimentos distintos, porém comportamentos semelhantes, sempre apontando para uma ação em comum:  o homicídio do ser humano.

As mentiras são enfáticas nos seguimentos que  falam muito mais de regras, rituais e viver em defesa de suas ideias, do que viverem para Deus com amor ao semelhante. Foi por esta razão que João o apóstolo do amor, o que mais amava a Cristo, traz essa revelação em sua epístola: ... qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus (I João 4:7)

Desde quando um religioso que persegue, fala mal, trapaceia, humilha, deseja o mal de alguém, pode se dizer conhecedor de Deus?

João chegou a dizer que: ...quem não ama a seu irmão permanece na morte (I João 3: 14).

Atentemos para uma verdade que Jesus nos disse, denunciando a Satanás: ...ele foi homicida desde o princípio, nunca se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (João 8:44)

Pr. Aroaldo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário