Translate

domingo, 26 de junho de 2022

O QUE É PECADO E COMO VENCÊ-LO

 


O QUE É PECADO?

De acordo com um dicionário, diz que, pecado é a violação de um preceito religioso. Na verdade, pecado trata-se de transgressão ou erro danoso e prejudicial à alma, independente de religião ou regras.

Até porque, antes de as primeiras leis serem estabelecidas, José do antigo Egito tinha a consciência da verdade do que era o ato de pecaminosidade, pois demonstrou isso há quatro séculos,  antes de Moisés apresentar as tábuas dos dez mandamentos ao povo de Israel.

Observe que José tinha  noção consciente e firme do seu dever e responsabilidade moral e respeitosa perante Deus, ao dizer: Não pecarei contra o Senhor meu Deus, lembrando que as LEIS de Deus vieram  quatrocentos anos depois, através de Moisés para organizar e estruturar Israel. Êxodo 20: 17 "...não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."

2- Pecado, arrependimento, consequência e perdão de Deus sob o erro cometido, como tudo isso ocorre no mundo espiritual?

Deus como ser Eterno e onisciente, tem a ciência plena do certo e do errado, pois Ele tem a apuração muito além de uma concepção ou uma improvisada regra e avaliação, tanto   das circunstâncias, como das reações humanas. Nem é  preciso um tribunal para o veredicto de Seu juízo, pois a justiça com equidade é uma virtude peculiar de Deus. Certamente que, quem tem o Espírito Santo e se sustenta na Palavra que regenera, que ao mesmo tempo é a verdade que liberta, não há dúvida que identificará o pecado, perceberá seus erros, se arrependerá, confessará sua culpa e alcançará o perdão pelo sincero arrependimento.

Mas isso só ocorre mediante a uma sintonia espiritual, ou seja, quando vivemos em conexão com Deus.

Como bons cristãos  é importante sobretudo, sabermos três coisas essenciais no tocante ao arrependimento: Só o arrependimento pode alcançar o perdão  dos nossos pecados. Leia, Marcos 1:4,  Atos 3:19, Atos 5:3, Lucas 13:3, Lucas 24:47

O arrependimento promove alegria nos céus: Lucas 15:7, 10. Basta o arrependimento de um pecador, para uma grande alegria entre os anjos dos céus.

O arrependimento é o passo crucial para nossa entrada no Reino de Deus.

O ladrão na cruz ao lado de Jesus , disse: Senhor lembra-te de mim, quando entrares no teu reino (Lucas 23:42). A sorte do ladrão  arrependido foi suplicar a Jesus, quando Ele estava exatamente sendo crucificado pelos pecadores do mundo. O Ladrão foi o primeiro da fila, a provar da eficácia da crucificação do Cordeiro imaculado. Bastou o arrependimento. Sem contar que, essa era a mensagem principal nas pregações de Jesus. Leia Mateus 4:17 - Desde então começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Enfim, são esses os três principais motivos do arrependimento:

1° Alcançar Perdão; 

2° Alegrar o céu;

 3° Adentrar no reino

3- Pecado tem tamanho? Diante de uma suposição em que todos são cristãos,  e Pedro agrediu seu amigo com palavras torpes e preconceituosa nas redes sociais, Já Rafael solicitou auxilio financeiro do governo, sem atender os requisitos  do programa social e Joana não se declara cristã aos seus amigos  de faculdade. Nesses casos como compreender a resposta da pergunta inicial?

Temos três situações: Agressão verbal de Pedro;

Busca de vantagem ilícita, sem aprovação legal, de Rafael

A timidez e negligência de Joana

Praticamente os três apresentados possuem o mesmo peso, pois Pedro dirá: Fulano me tirou do sério... Rafael se justificará: Tenho que aproveitar a oportunidade de ganhar um pouco mais... e Joana poderá dizer: Mas, eles irão se afastar de mim e poderão achar que sou uma religiosa fanática, ou farão Bullying, dizendo que vou a igreja pra ficar levando dinheiro pro pastor. Obviamente, cada personagem irá buscar justificativas para aliviar suas culpas. Mas a gravidade de cada pecado, estará no posicionamento de cada um em relação aos seus atos errôneos, pois quanto mais relutarem contra a consciência e buscarem camuflar a culpa, o peso do pecado vai aumentando, até se acostumarem com ações mais levianas e rejeitadas pelo Espírito da Justiça. Pedro irá agredir, além de xingar; Rafael praticará roubos; e Joana irá negar a fé declaradamente.

Vamos entender uma coisa importante: Dentre os seres humanos, Eva cometeu o primeiro pecado, compartilhou com Adão, posteriormente, Caim agiu com o resultado maior do pecado que inicialmente, não parecia tão grave, mas por razão de Adão e Eva não demonstrarem arrependimento, o resultado foi a fatalidade da morte de Abel. Concluímos que, o tamanho e peso do pecado é medido pela falta de arrependimento e pelo desesperado drible na culpa.

4- Como saber se durante a caminhada cristã estou levando uma vida em que o pecado é um acidente ou como regra? Como observar minhas atitudes  e não ser omisso na busca de uma vida em santidade?

Está escrito: Escondi Senhor a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra ti. (Salmos 119:11)

Jesus também disse: A carne para nada aproveita, o Espírito é o que vivifica, e as palavras que vos disse são, Espírito e vida. (João 6: 63).

Da mesma forma que Jesus disse tais palavras, ele também intercedeu por nós dizendo: Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade. (João 17:17). O efeito disso, chama-se, elucidação no caminho para o reino, onde a tendência é regeneração e a transformação paulatina de um indivíduo que opta pelos preceitos de Deus, desejando ser guiado pela luz do conhecimento de Deus. Como quem declara: Lâmpada para meus pés é a Tua Palavra, luz para o meu caminho. (Salmos 119:105). Todavia, partindo deste princípio, se cumpre a plena satisfação interior e exterior  como diz em Provérbios 4:18, A vereda do justo é como a luz da aurora, vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito.

Como frágeis que somos, sempre haverá um acidente de percurso, por nossa fragilidade e limitações humanas, poderemos ter reações até mesmo impensadas, dependerá do grau de conversão e maturidade cristã. Tudo o que precisamos além de uma credencial cristã, é a convicção do reino, a testificação do amor incomensurável e incondicional de Deus por nós e a definição de nossa decisão por Cristo em caráter irrevogável, sendo assim, a ação regeneradora pela Palavra em nós é irrefreável e irreversível. Aleluia!

5-  O  pecado relatado na biblia ocorrido na vida de alguns personagens bíblicos, como Davi, Sansão,  Ananias e Safira , trazem que reflexão e ensinamento para nossa vida cotidiana?

Aprendemos sobretudo que, onde abundou o pecado, superabundou a graça. (Romanos 5:20) Não existe super crente, crente kids, a Liga da justiça divina, homem de ferro, homem de aço, mulher Maravilha de fogo... No trajeto dos grandes homens da história, eles precisaram reconhecer que eram frágeis e dependentes de Deus para terem êxito e destaque na vida. Não passamos de homens moscas ou camundongos por causa do pecado, mas quando reconhecemos a imagem e semelhança de Deus em nós, através da glória do evangelho de Cristo, então somos agraciados no rol dos homens de fé, sob a graça do perdão de Deus.

É importante entendermos que, tanto Davi, como Sansão, ambos tinham uma tarefa semelhante de vencer os filisteus, mas são frágeis e apaixonados pecadores, tiveram que segurar uma barra pesada, por se deixarem antes, serem atraídos pelas barras de saias das mulheres que surgiram em seus caminhos, porém o arrependimento lhes permitiram êxito.

Os personagens que aparecem rapidamente no novo testamento, Ananias e Safira, que morreram tão repentinamente em Suas escolhas erradas, não foi fraqueza da carne, mas se tratou da vaidade da alma. Não podemos dizer que o Espírito Santo os matou, mas podemos admitir que ambos enfartaram pelo peso da culpa. Muitos cometem o erro de associar Deus a um ato homicida nesses episódios da morte  de Ananias e Safira, pois a única coisa que podemos afirmar é que, não há registro de que tenha tido o tempo de oração de reconciliação ou arrependimento diante de Deus, é  possível que, tamanho foi o temor e tremor pela repreensão de Pedro, que tenham sofrido um ataque cardíaco fulminante.

6- Todo pecado tem perdão?

Mediante ao arrependimento, todos que confessarem seus flagelos perante ao Pai, com base de que, pelo sangue do Cordeiro temos a graça do Seu perdão, sem dúvida receberão a remissão dos seus pecados. Porém, só  não existe perdão para quem blasfema contra o Espírito Santo.

Está escrito: Qualquer, porém, que blasfema contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão,  mas será réu do eterno juízo. (Marcos 3:29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário